Gaudium news > Igreja nas Filipinas entrega casas a desabrigados pelo tufão

Igreja nas Filipinas entrega casas a desabrigados pelo tufão

Manila – Filipinas (Sexta-feira, 28-11-2014, Gaudium Press) O Secretariado Nacional para a Ação Social, a Justiça e a Paz (NASSA)/Cáritas da Igreja nas Filipinas, anunciou a conquista de que 1813 famílias desabrigadas pelo tufão Yolanda contam com um novo lar para o natal. “Nossos natais nunca serão os mesmos!”, manifestou jubiloso Leopolde Alzazaren, beneficiário em São Dionisio, Iloilo.

As casas construídas pelos organismos caritativos da Igreja correspondem a três categorias: transicionais, progressivas e permanentes. Esta distinção permite saber a durabilidade da habitação, de acordo com as necessidades dos desabrigados. “Não só construímos casas que possam resistir a tufões ou desastres”, explicou o Arcebispo Rolando Tria Tirona, Diretor nacional de NASSA/Cáritas. “Também temos considerado a cultura e a preferência dos receptores”.

Um exemplo desta consideração é o das povoações indígenas de Palawan, que desejam manter a aparência anterior de suas habitações e aos quais se apoiou para acrescentar ao estilo tradicional elementos estruturais que aumentem sua resistência. Deste modo se ensina aos povoadores os fatores básicos que fazem que suas construções sejam mais duradouras.

“Este é nossa aproximação integral ao manejo do risco”, comentou Dom Tirona. “Não é só lhe darmos o pescado, mas lhe ensinarmos a pescar. Junto com a formação dos valores estamos construindo suas capacidades ao oferecer-lhes vários entretenimentos em habilidades para construir suas próprias casas”.

Além da construção de habitações, NASSA/Cáritas de Filipinas trabalha para garantir a provisão de água potável e elementos de salubridade, segurança alimentar, assistência e treinamento em redução de risco, construção e recuperação do ecossistema. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas