Gaudium news > Nomeado novo bispo em Santa Catarina

Nomeado novo bispo em Santa Catarina

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-feira, 17-12-2014, Gaudium Press) O sacerdote catarinense Onécimo Alberton recebeu a informação, por meio da Nunciatura Apostólica do Brasil, que havia sido nomeado pelo Papa Francisco como o mais novo bispo da Diocese de Rio do Sul, em Santa Catarina.

DOM ONÉCIMO ALBERTON.jpg

Atualmente, exercia o presbiterado como pároco da Igreja de São Paulo Apostolo, localizada no bairro Michel, além de ser presidente da Caritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Criciúma.

Oriundo de Orleans, comunidade de Brusque do Sul, Santa Catarina, Dom Onécimo cursou o Ensino Fundamental no Seminário São José, da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em 1976, tendo feito mais tarde o Ensino Médio no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, em 1980.

No ano de 1992, em sua cidade natal, foi ordenado sacerdote para a Diocese de Tubarão, atuando entre 1993 a 2001 como pároco em Cocal do Sul, pertencente à Diocese de Criciúma.

Desde o final daquele ano até 2011, foi reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

O prelado possui formação academia em filosofia e teologia, além de pós graduação em psicopedagogia. Em Roma, na Itália, foi aluno do Colégio Pio Brasileiro e cursou teologia espiritual em nível de mestrado, no Pontifício Instituto Teresianum.

O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, afirmou que “a Diocese de Rio do Sul recebe o novo bispo de braços abertos. É um grande presente de Natal anunciar o novo bispo”.

Dom Onécimo Alberton deverá assumir o Bispado do Rio do Sul até a primeira quinzena de março. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas