Gaudium news > "A Igreja nos faz refletir sobre o mistério da encarnação", diz Bispo de Novo Hamburgo

"A Igreja nos faz refletir sobre o mistério da encarnação", diz Bispo de Novo Hamburgo

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 18/12/2014, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, escreveu o artigo “Diante do mistério, nós cremos e seguimos”. No texto, ele afirma que neste quarto domingo do Advento acendemos as quatro velas da coroa e já olhamos para dentro do mistério do Natal do Senhor.dom_zeno.jpg

O Prelado recorda que em muitas de nossas famílias e também nas igrejas estamos armando os presépios, em que os ranchos precários, que nos lembram a estrebaria de Belém, fazem o contorno do Filho de Deus que nasce, trazendo grande alegria a todo o povo, porque, no dizer dos anjos, “nasceu-vos um Salvador”.

Ele ainda explica que os presépios começaram a serem construídos no século XIII, nos tempos de São Francisco de Assis, e são excelente instrumento para nos comunicar a simplicidade e a grandeza deste acontecimento único da noite de Natal. Para o Bispo, por coincidência, na liturgia deste domingo nós lemos o texto de Samuel em que Davi se sente convocado por Deus para lhe construir uma casa.

“É a primeira ideia em torno de um templo para o Senhor. Na história do povo de Israel já se haviam passado mais de mil anos e nunca ainda se tinha falado em templo. De um momento para o outro, o rei Davi faz os planos, inicia a construção, mas quem a conclui e inaugura o templo já é o sucessor, o rei Salomão”, completa.

Já o evangelho, segundo Dom Zeno, nos mostra que o nome de Davi jamais será esquecido: “Mil anos depois, o Arcanjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27). Ele afirma que Deus está prestes a realizar o seu eterno plano de amor, enviando o seu Filho para salvar a humanidade.

“A Igreja nos leva a refletir neste domingo sobre o mistério da encarnação do Verbo. Este menino que vai nascer no natal é o próprio Filho de Deus, concebido por Deus mesmo, no ventre desta virgem, sem convivência sexual com homem algum. Ele será o Filho de Deus. Se fosse filho de José não seria salvador, porque então seria um simples homem. Aquele que nós conhecemos como o Salvador, Ele é Deus, Ele é Filho de Deus, nascido de uma mulher”, destaca.

Por fim, o Prelado lembra as palavras de São Paulo na segunda leitura: “Agora esse mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, ele foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória pelos séculos dos séculos” (Rom 16,26-27). Para Dom Zeno, este é realmente um mistério que nós não compreendemos. Nós cremos e seguimos! (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas