Gaudium news > Cardeal de Aparecida e reitor destacam ações do Santuário para 2015

Cardeal de Aparecida e reitor destacam ações do Santuário para 2015

Aparecida – São Paulo (Sesxta-feira, 19-12-2014, Gaudium Press) Em coletiva de imprensa no Santuário Nacional de Aparecida, o Cardeal Arcebispo e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, e o reitor Padre Domingos Sávio, fizeram um balanço sobre os acontecimentos envolvendo a Igreja no Brasil neste ano, além de apresentar as expectativas para 2015.

Cardeal de Aparecida e reitor destacam ações do Santuário para 2015.jpg

Segundo o Padre Domingos Sávio, o número de visitantes deve superar a marca de 2013 em até 4%. “Foram 11,856 milhões em 2013. Em 2014 esperamos chegar a 12 milhões de peregrinos. Já estamos com 11,6 milhões e ainda temos dois finais de semana pela frente. Mas pra nós o número não é tão significativo. O importante é que quem venha seja bem acolhido por nós”, afirmou.

As autoridades eclesiásticas destacaram como os eventos mais importantes presenciados pelo Santuário a entronização da Imagem da Virgem de Fátima na Casa da Mãe Aparecida, no mês de maio, a oração do Terço via satélite pelos fiéis brasileiros e portugueses, e a Festa da Padroeira do Brasil, que registrou um novo recorde de público.

Para o ano seguinte, deverão ser intensificadas as atividades preparatórias para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em 2017.

Dom Damasceno e Padre Domingos informaram também que haverá ações conjuntas junto ao centenário da primeira aparição da Virgem de Fátima, em Portugal. A primeira delas será visita de uma comitiva de Aparecida ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em vista da entronização da Padroeira do Brasil, no mês de maio.

“Nos dias 12 e 13 de maio, estarei em Fátima presidindo as celebrações destes dois dias, que são dos mais importantes para o calendário de Fátima, pois o dia 13 marcará a primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorzinhos. Estaremos em uma grande peregrinação, juntamente com Dom Darci José, bispo auxiliar de Aparecida”, disse Dom Damasceno.

A inauguração de um Memorial em honra a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano foi mais um dos assuntos citados pelo Cardeal.

“Conseguimos autorização do Papa Francisco e também do governo do Estado do Vaticano para esta edificação por ocasião dos 300 anos. O local já está definido no jardim do Vaticano e estamos em fase de construção do memorial, que foi desenvolvido pelo artista sacro Cláudio Pastro. Esperamos apenas definir uma data para a inauguração”, confirmou.

Sobre a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada em Aparecida, no Centro de Eventos do Santuário, Dom Damasceno informou a imprensa que os prelados reunidos na ocasião, deverão “atualizar as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, à luz do magistério do Papa Francisco, da sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, e dos seus dois discursos durante a Jornada Mundial (da Juventude): um discurso aos bispos do brasil e outro discurso aos bispos do CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas