Gaudium news > Realizada a última pregação do Advento ao Papa e a Cúria Romana

Realizada a última pregação do Advento ao Papa e a Cúria Romana

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19-12-2014, Gaudium Press) Na última pregação do Advento do Padre Raniero Cantalamessa direcionada ao Papa Francisco e à Cúria Romana, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, o sacerdote italiano afirmou que “o meio mais eficaz” para conservar a paz “é a certeza de ser amados por Deus”.

Com pregações dedicadas “à paz fruto do espírito”, Padre Cantalamessa lembrou-se alguns santos e pensadores que ao longo do tempo percorreram o caminho da paz do espírito, em meio ao âmbito da tradição espiritual da Igreja.

Santo Agostinho, segundo ele, foi quem começou a indicar a Igreja um dos caminhos acessíveis à paz interior, tanto aos cristãos contemplativos quanto aos de vida ativa, pois, enquanto na terra, dizia que “o lugar do nosso repouso é a vontade de Deus”.

“O Espírito Santo não é a recompensa aos nossos esforços de mortificação, mas aquilo que os torna possíveis e frutuosos; não está somente no final, mas também no início do processo. Neste sentido se diz que a paz é fruto do espírito; ela é o resultado do nosso esforço, tornado possível pelo Espírito de Cristo. Uma mortificação voluntária e muito confiante de si mesma pode tornar-se – e se torna frequentemente – também ela uma obra da carne”, ressaltou.

Ainda, conforme o Padre Cantalamessa, “o meio mais eficaz para conservar a paz do coração” repousa na certeza de sermos “amados por Deus”, assim como os anjos afirmam na noite de Natal: “paz na terra aos homens que Deus ama”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas