Gaudium news > A novena de Aguinaldos: colombianos celebram o nascimento de Jesus

A novena de Aguinaldos: colombianos celebram o nascimento de Jesus

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 19-12-2014, Gaudium Press) A novena de Aguinaldos (novena dos presentes) é considerada uma das tradições natalinas a qual se vive com maior intensidade na Colômbia, e em outros países como Equador e Venezuela.

A novena de Aguinaldos.jpg

Indiscutivelmente igual as conhecidas Posadas mexicanas, a novena é realizada nove dias antes do Natal, de 16 a 24 de dezembro. Famílias, amigos e vizinhos se reúnem em torno da representação do nascimento do Filho de Deus ou manjedoura para orar e cantar canções de alegria, preparando-se para a chegada do Menino Jesus.

Esta bela tradição, que identifica as celebrações de Natal dos colombianos, nasceu no século XVIII com o Frei Fernando de Jesús Larrea, sacerdote franciscano natural do Equador que pregou em seu país e na Colômbia. Ele, a pedido de Misericórdia de Jesus Caicedo, fundadora do Colégio da Educação em Bogotá, escreveu algumas orações e meditações sobre o evento da Encarnação e do nascimento do Salvador.

Ao longo desses nove dias, as famílias, especialmente as crianças, se reúnem ao redor da manjedoura, para entoar canções de Natal. É considerado um costume que, após terminar de cantar a Novena, é compartilhado também vários pratos típicos desta época, promovendo assim a unidade da família e do encontro entre amigos.

A novena colombiana será rezada não apenas em casas, mas também nos locais de trabalho, nas instituições de ensino e em vários locais públicos, sendo ainda incluída durante as celebrações eucarísticas desses nove dias que precedem o Natal. (GPE/LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas