Gaudium news > Somos chamados a responder com um “sim”, de todo coração, ao chamado do Senhor

Somos chamados a responder com um “sim”, de todo coração, ao chamado do Senhor

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-12-2014, Gaudium Press) Enquanto fazia uma reflexão sobre a liturgia de preparação para o Natal, o Papa Francisco, no quarto e último Domingo do Advento, solicitou aos fiéis durante a tradicional oração mariana do Angelus, que meditassem acerca do anúncio do Anjo Gabriel a Maria Santíssima, que, segundo a vontade de Jesus, Ela se tornaria a mãe de seu Filho unigênito:

papa_francisco.jpg

“Conceberás, darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”.

Ao pensarmos em Nossa Senhora, o Santo Padre disse que devemos acolher dois aspectos de Maria, que são vistos por nós como modelo de preparação para acolhermos o Menino Jesus.

De acordo com Francisco, a Fé da Virgem Santíssima consistia “em escutar a Palavra de Deus e entregar-se a esta palavra com total disponibilidade de mente e de coração”.

“Maria respondeu ‘sim’ sem saber os caminhos que deveria percorrer, as dores que sofreria, os ricos que enfrentaria, mas estava consciente que era o Senhor que lhe pedia. Ela confia totalmente Nele e se abandona a seu amor”, afirmou.

Já uma outra característica mencionada pelo Papa foi a capacidade da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo de reconhecer o tempo do Senhor, uma vez que Ela “é aquela que tornou possível a encarnação do Filho de Deus, a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos”, conforme escrito pelo apóstolo São Paulo.

Após ressaltar que Maria Santíssima nos ensina a acolher o momento que seja favorável para que Jesus venha ao encontro de nossas vidas para nos pedir uma resposta rápida e generosa, lembrou que assim como Nossa Senhora, somos chamados a responder com um “sim”, de todo coração, ao chamado do Senhor, além de nos colocarmos a disposição d’Ele e de sua misericórdia.

“Quantas vezes Jesus passa em nossa vida e quantas vezes nos manda um anjo e nós não percebemos porque estamos imersos em nossos pensamentos, ocupados com os nossos negócios e nestes dias, até com os preparativos para o Natal! Ele passa e não notamos que bateu em nossa porta, pedindo acolhimento”.

Ainda, segundo o Pontífice, “quando sentimos no coração a vontade de sermos melhores, é o Senhor que nos faz sentir este desejo”.

“Quando vocês sentirem isso, parem, é o Senhor. É ele que está batendo, não o deixem passar. Jesus bate na porta de nosso coração para nos dar a paz de espírito; abramos as portas a Cristo”, alertou.

Finalizando, rememorou, antes de rezar o Angelus, a presença silenciosa de São José junto a Virgem Santíssima.

“O exemplo de Maria e de José é para todos nós um convite a acolher Jesus com total abertura de espírito. Por amor Ele se fez nosso irmão; Ele vem trazer ao mundo o dom da paz. Cristo é a nossa verdadeira paz. Entreguemo-nos à intercessão de nossa Mãe e de São José para vivermos um Natal realmente cristão, livres de todo mundanismo e prontos para acolher o Salvador, Deus conosco”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas