Gaudium news > Catedral de Turim e voluntários se preparam para a exposição extraordinária do Santo Sudário

Catedral de Turim e voluntários se preparam para a exposição extraordinária do Santo Sudário

Turim – Itália (Sexta-feira, 23-01-2015, Gaudium Press) Entre os dias 19 de abril a 24 de junho próximos a Turim se prepara para um grande acontecimento: a exposição extraordinária do Santo Sudário. Evento que terá lugar em união com as celebrações pelo Bicentenário de nascimento de São João Bosco. Em preparação a esta mostra, desde o dia 21 de janeiro a Catedral de Turim foi temporariamente fechada ao público, isto com o propósito de iniciar aos trabalhos de adequação do templo para fazer possível a exposição.

Tal como se informou na página web da exposição extraordinária, como ocorreu com as outras mostras do Sudário, é necessário readaptar completamente o interior da Catedral, esvaziando a decoração interior e preparando o recinto no “modo exposição”.

Serão vários os trabalhos estruturais, entre eles, se alargará 10 metros a área do presbitério, se implementarão vários sistemas de pontes que facilitarão o trânsito dos peregrinos, se iniciará a montagem da máquina com a qual se apoiará o relicário do Santo Sudário, e se eliminará a luz que vem desde a cúpula; uma operação que -como se sublinha no site- “é necessária para reduzir ao mínimo a exposição da luz sobre o Sudário”.

Mas a Catedral não é a única que se preparará para este evento, os jovens voluntários que estarão a cargo dos peregrinos também iniciarão um caminho de formação e evangelização, através do qual terão ferramentas para acolher aos visitantes coetâneos que chegarão a Turim, não só para a exposição do Sudário, mas também para os diversos eventos por ocasião do Bicentenário salesiano.

“Rivolto a te” – “Dirigido a ti”-, é o título deste caminho preparatório que os voluntários iniciarão a partir do próximo domingo, 25 de janeiro, na Igreja de São Francisco de Assis da cidade italiana. “Um caminho que -como se descreve no site web do Sudário- servirá para redescobrir por meio do rosto do Homem do Sudário, o rosto de cada um, a dimensão do dom de si, do serviço; para assim transmitir esse amor na diversidade, nos ambientes eclesiais, nos lugares de encontro para os jovens”.

Esta iniciativa de formação e evangelização, dirigida de modo particular aos jovens, também faz parte do projeto “Turin For Young 2015” “Turim para os Jovens 2015”-, que animou o próprio Arcebispo da cidade italiana, Dom Cesare Nosiglia, para dar-lhe protagonismo às novas gerações àqueles que tanto dedicou sua vida São João Bosco.

Ambos eventos, o Bicentenário de Dom Bosco e a exposição do Santo Sudário, serão o motivo da visita que o Santo Padre Francisco realizará à Turim no próximo dia 21 de junho. A última vez que um pontífice visitou a Catedral desta cidade foi no ano de 2010 com Bento XVI, nesta ocasião também ocorreu uma exposição extraordinária do Sudário. Anos antes, em 1998, São João Paulo II afirmou que o “Sudário é uma provocação à inteligência” e que requer, antes de mais nada, “o empenho de cada homem, em particular do investigador, para captar com humildade a mensagem profunda enviada a sua razão e a sua vida. O fascínio misterioso exercido pelo Sudário impele a formular perguntas sobre a relação entre o Linho sagrado e a vicissitude histórica de Jesus”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas