Gaudium news > No Rio, Arquidiocese organiza nova edição do “Curso para Bispos”

No Rio, Arquidiocese organiza nova edição do “Curso para Bispos”

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 26-01-2015, Gaudium Press) O Centro de Formação do Sumaré, situado no Rio Comprido, no Rio de Janeiro, promoverá a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro, junto à Arquidiocese do Rio de Janeiro, uma nova edição do “Curso para os Bispos”.

Curso para Bispos.jpg
Bispos participam de “Curso para os Bispos” no Centro de Formação
do Sumaré, situado no Rio Comprido, no Rio de Janeiro
| Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Tendo a participação de bispos vindos de diversas partes do país, o encontro refletirá acerca de temas relacionados ao Concílio Vaticano II, convocado na época pelo então Papa João XXIII.

O coordenador de pastoral, Monsenhor Joel Portella Amado, explicou que “nos últimos anos, mais exatamente desde 2011, o curso tem percorrido todos os documentos do Concílio, com conferencistas diretamente ligados à Santa Sé ou professores de universidades europeias, com renome no estudo dos temas abordados”, sendo “em geral” “sempre três temas e, consequentemente, três conferencistas”.

Dentre os conferencistas do encontro, que estende-se até dia 30 de janeiro, está o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, Cardeal Angelo Amato, que comentará sobre os mais variados aspectos da ação missionária da Igreja.

Por sua vez, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Claudio Maria Celli, abordará com os presentes as características e a importância dos meios de comunicação.
“Ele é presidente desse setor do Vaticano e, portanto, o homem mais indicado para nos falar sobre a intenção do Concílio, como também sobre a evolução após o Concílio, que são 50 anos.

E como o tema da transmissão da comunicação social de hoje, talvez tenha outras questões e outros problemas”, disse o bispo auxiliar emérito e organizador do curso, Dom Karl Josef Romer.

Segundo Dom Romer, naquele tempo, “no Concílio não havia internet. Hoje há uma invasão totalizante que esmaga o indivíduo”. “Ele (Dom Celli) tematizará o Concílio e o tempo após hoje e o amanhã, e os problemas da comunicação social”.

A liberdade religiosa será mais um dos temas a serem tratados no encontro, ficando a cargo do professor da Universidade de Milão, Monsenhor Pierangelo Sequeri.

Curso para Bispos

Iniciado em 1990, o Curso para os Bispos surgiu no período em que o Cardeal Ratzinger aceitou o convite de Dom Eugenio Sales para presidir o primeiro evento direcionado aos prelados do Brasil.

Seguindo um estilo que foi consagrando ao longo de todos esses anos, a programação do encontro tem, em cada dia, três conferências e um momento de diálogo com os conferencistas, em forma de painel. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas