Gaudium news > Uruguai celebra Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias

Uruguai celebra Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias

Montevidéu – Uruguai (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) “A família que reza unida, permanece unida”, dizia o Papa João Paulo II. Inspirados por estas palavras do Santo Pontífice, a Igreja que peregrina em Montevidéu (Uruguai), celebrou no último sábado, 24, a quarta versão do “Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias”. Animada a cada ano pela paróquia do Santuário da Medalha Milagrosa e Santo Agostinho, o evento contou com a participação de milhares de pessoas -crianças, adultos e jovens-, e a presença do Arcebispo de Montevidéu, e futuro Cardeal, Dom Daniel Sturla, que juntos elevaram uma oração a Deus, com a mediação ad Virgem Maria, pelas famílias.

Uruguai celebra Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias 1.jpg
Dom Daniel Sturla, Arcebispo de
Montevidéu / Foto: DECOS-Mdeo.

O evento iniciou às 18h com uma procissão que saiu da paróquia da Medalha Milagrosa, a qual esteve presidida pela imagem da Virgem titular do Santuário, acompanhada pelo pároco, o Padre Fabián Barrera, e culminou na Aduana de Oribe, onde se congregaram as famílias procedentes de vários pontos de Montevidéu, inclusive da Argentina, para rezar o Santo Rosário.

De acordo com Dom Sturla, que dirigiu umas palavras aos presentes e foi citado pelo El País, um dos propósitos do encontro do último sábado era de enviar “uma mensagem aos fiéis para motivar o modelo de família cristã”, e “propor com claridade nosso modelo cristão”, dando “um testemunho de família como deus quer: papai, mamãe, filhos”.

Disse também que atualmente existe uma crise de família “pela quantidade de separações ou situações de fato que há”, e que por isso “se faz necessário um anúncio gozoso da família segundo o plano de Deus”.

Após o futuro Cardeal concluir sua intervenção, e antes da oração do Rosário, ocorreu um belo gesto em honra a Nossa Senhora: foi lançado ao céu um rosário formado por balões de hélio de tons celeste e amarelo. Após isso, as milhares de pessoas ali congregadas se uniram em unísono com a oração mariana para pedir pelas famílias.

“É um evento muito pitoresco. Tudo se vê muito lindo iluminado por uma multidão de velas. Todo o Puertito del Buceo fica iluminado, enquanto se reza em um clima de devoção e com cantos. Também se reparte material religioso gratuitamente a todas as pessoas, rosários, velas, medalhas da Santíssima Virgem”, comentou o Padre Barrera.

A jornada mariana culminou com uma homenagem musical à Mãe de Deus com a participação de vários coros de Montevidéu.

“O Rosário é uma oração da família e pela família”

Uruguai celebra Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias 2.jpg
Milhares de pessoas se reuniram para
participar do Santo Rosário. Como
gesto simbólico se elevou ao céu
um Rosário de balões /
Fotos: DECOS-Mdeo.

Foi o Papa São João Paulo II quem fomentou de maneira especial a oração do Santo Rosário em família e pela família. Assim o deixou escrito na Carta Apostólica ‘Rosarium Virginis Mariae’, que dirigiu precisamente sobre o Santo Rosário. Nela o Santo Pontífice disse: “O Rosário é também, desde sempre, uma oração da família e pela família. Antes esta oração era apreciada particularmente pelas famílias cristãs, e certamente favorecia sua comunhão. Convêm não descuidar esta preciosa herança. Deve-se voltar a rezar em família e a rogar pelas famílias, utilizando esta forma de oração”.

Logo continua: “A família que reza unida, permanece unida. O Santo Rosário, por antiga tradição, é uma oração que se presta particularmente para reunir a família. Contemplando a Jesus, cada um de seus membros recupera também a capacidade de voltar-se a olhar nos olhos, para comunicar, solidarizar-se, perdoar-se reciprocamente e começar novamente com um pacto de amor renovado pelo Espírito de Deus”.

“A família que reza unida o Rosário reproduz um pouco o clima da casa de Nazaré: Jesus está no centro, se compartilham com ele alegrias e dores, se colocam em suas mãos as necessidades e projetos, se obtêm dele a esperança e a força para o caminho”, conclui. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas