Gaudium news > Arquidiocese de Pelotas prepara festa da Senhora dos Navegantes

Arquidiocese de Pelotas prepara festa da Senhora dos Navegantes

Pelotas – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 27/01/2015, Gaudium Press) A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e Sagrado Coração de Jesus, juntamente com a Arquidiocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estão organizando a 84ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontecerá na Comunidade da Z3. O tema deste ano vem inspirado na Campanha da Fraternidade 2015: “Com Nossa Senhora dos Navegantes a Serviço da Vida”.Arquidiocese de Pelotas prepara festa da Senhora dos Navegantes.jpg

A abertura das atividades terá início na quinta-feira, dia 29 de janeiro, às 20h, com o tríduo preparatório. A celebração, que refletirá sobre o tema “Com Maria façamos com que a palavra se revele na caridade e na fraternidade”, será presidida pelo Padre Rômulo e Com. N. Sra. dos Navegantes do Valverde.

No dia 30 de janeiro, também às 20h, ocorrerá o segundo encontro do tríduo, com o tema “Com Maria confiantes servimos esperando no Senhor”. O celebrante será o Padre Elpídio. Haverá participação da Comunidade Santo Antônio do Laranjal. No dia 31 de janeiro, às 19h, o Padre Enéias falará sobre o assunto “Com Maria cremos na Palavra que nos salva”. Após a celebração, que contará com o apoio da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Barro Duro, será realizada a procissão luminosa até o Eco Camping Municipal.

No domingo, dia 1º de fevereiro, às 19h30, terá início uma procissão luminosa, saindo do Camping Municipal até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na Z3. Este momento de fé contará com a presença do Padre Cláudio. Mais tarde, a partir das 23h55, será realizado um baile no salão paroquial.

No dia da festa, 2 de fevereiro, a programação das atividades será a seguinte: 8h – procissão motorizada saindo da Igreja Sagrado Coração de Jesus até a Z3; 10h – Missa Festiva no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes na Z3; 12h – almoço de confraternização; 15h – procissão lacustre da imagem de N. Sra. até o Laranjal e Cais do Porto de Pelotas, seguido de Celebração Eucarística; 18h – Retorno da imagem de N. Sra. ao Santuário na Z3 e encerramento da Festa com a Banda Objetivo.

História da devoção

É a maior festa religiosa do Rio Grande do Sul e é realizada sempre no dia 2 de fevereiro de cada ano. A fé e a designação à santa têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob custódia de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas