Gaudium news > Nova moeda de “Um Novo Sol” rende homenagem à Catedral de Lima

Nova moeda de “Um Novo Sol” rende homenagem à Catedral de Lima

Lima – Peru (Quarta-feira, 28-01-2015, Gaudium Press) O Banco Central de Reserva do Peru colocou em circulação uma moeda de um novo sol (S/ 1.00) alusiva à Basílica Catedral de Lima, em sua décima nona edição da Série Numismática Riqueza e Orgulho do Peru.

Um Novo Sol.jpg

No verso, na parte central, se observa a fachada da Catedral de Lima. Também se aprecia a marca da Casa Nacional da Moeda sobre um desenho geométrico de linhas verticais, assim como a denominação em número e o nome da unidade monetária sobre umas linhas ondulantes. Na parte superior se mostra a frase “Catedral de Lima 1541”.

O vídeo promocional da nova moeda faz uma amena e detalhada descrição da antiga catedral.

“A edificação teve diversas ampliações e remodelações que definiram sua bela estrutura atual. Sua fachada é de estilo renascentista com adornos platerescos. Suas altas torres, construídas entre 1794 e 1797 tem um estilo neoclássico. Possui três portas frontais: A principal, chamada a porta do perdão; e as suas laterais, a porta da epístola e a porta do Evangelho”, narra o curto filme, que continua com um relato das estátuas e figuras da fachada, a especificação da paróquia do Sacrário, o Palácio Arcebispal e o interior da planta catedralícia.

Assista o vídeo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=iRC4MvEBS1g&feature=youtu.be . (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas