Gaudium news > Jovens colombianos iniciam caminho para a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia

Jovens colombianos iniciam caminho para a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia

Cracóvia – Polônia (Quinta-feira, 29-01-2015, Gaudium Press) De 25 de julho a 1º de agosto de 2016 Cracóvia, Polônia, será sede do evento mais importante dos jovens católicos: A Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Vários são os países que iniciaram um caminho de preparação para estar presentes, junto com suas delegações de jovens, neste significativo acontecimento.

Jovens colombianos iniciam caminho para a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia 1.jpg
Grupo de peregrinos colombianos que participaram na JMJ Rio de
Janeiro 2013 / Foto: Gustavo Kralj – Gaudium Press.

Como é o caso da Colômbia, país que já iniciou sua preparação, e o que busca durante este ano de 2015 animar a milhares de jovens para que se somem com sua presença na cidade polonesa. “Nos preparamos a participar de uma experiência única e inesquecível. Com alegria nos projetamos para viajar para Cracóvia com os mesmos sentimentos de Cristo, e assim iniciamos nosso com muitas atividades que nos levam a participar com esperança, deste encontro de amor com Cristo e vivido em comunhão com outros jovens do mundo na catolicidade, que nos recorda nosso ser filhos de Deus e irmãos de todo ser humano”, diz o Padre Wilinton Torres Pulido, Diretor do Departamento de Estado Laical da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), em uma mensagem dirigida aos jovens.

Por isso, a Igreja do país sul-americano, a partir do Episcopado, convida para que sejam muitos os colombianos que participem na JMJ Cracóvia 2016, como expõem o sacerdote: “Desde a Conferência Episcopal queremos convidar-te a viver este sinal de comunhão e fraternidade fazendo parte de nossa família, que deseja colocar-se no caminho para um acontecimento que marca a história de cada um e nos compromete como protagonistas da civilização do amor neste mundo que nos pertence e que estamos chamados a construir”.

Um caminho de preparação que irá estreitamente unido às catequeses, segundo expõem o Padre Torres Pulido: “Iniciaremos nossa sensibilização com catequese, para que não termine tudo em Cracóvia mas como discípulos e missionários compartilhamos a bela experiência de encontro com Jesus Cristo vivo testemunhado e celebrado em nossa vida cotidiana”.

Finalmente, o Diretor do Departamento de Estado Laical da CEC, diz: “As boas notícias deste encontro não possam guardar-se, devem ser transmitidas a todos os jovens que conheces. Cristo te chama para sentir-te seu discípulo. Não poderás guardar para ti mesmo este belo presente. O compartilharás, porque quando a dita é compartilhada permanece sempre e se renova a cada dia”.

O convite da Igreja colombiana também faz eco da carta que dirigiu o Episcopado Polonês por ocasião da JMJ do próximo ano. Nela, os prelados do país europeu também animam aos jovens a participar neste encontro de Fé: “O Papa Francisco convidou aos jovens a Cracóvia, onde se encontra o manancial, a fonte da Divina Misericórdia, uma medicina muito eficaz para os corações feridos dos jovens. Junto com o Santo Padre viemos hoje, queridos jovens, para convidá-los ao encontro com Jesus. Ele é a resposta a todas as perguntas, inclusive as mais difíceis”.

Dizem, além disso, que a Jornada da Juventude pode ser “o início de uma grande amizade com Cristo. Da mesma maneira que os fiéis apóstolos da Divina Misericórdia -Santa Faustina e São João Paulo II-, em Cracóvia experimentareis que só o amor libera, nos cura e que a misericórdia é a única esperança de salvação”.

Jovens colombianos iniciam caminho para a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia 2.jpg
Logo da JMJ Cracóvia 2016.

Justamente os santos padroeiros do encontro mundial serão São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, promotores da devoção à Divina Misericórdia. “A estes ardentes Apóstolos da Divina Misericórdia confiamos a Igreja na Polônia, que está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude em 2016, e sobretudo aos jovens. Que por sua intercessão experimentem o poder curativo da mensagem, que desde Lagiewniki se estende a todo o mundo”, acrescentam os Bispos poloneses.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, será o lema da JMJ Cracóvia 2016. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas