Gaudium news > Fundador dos Arautos, Monsenhor João Clá, apoia iniciativa Cisterciense

Fundador dos Arautos, Monsenhor João Clá, apoia iniciativa Cisterciense

Redação (Quinta-feira, 29-01-2015, Gaudium Press) O Fundador e Presidente dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Clá Dias, associa-se a iniciativa da Ordem Cisterciense e da Congregação Beneditina de Solesme, pela declaração de Santa Gertrudes como Doutora da Igreja Universal.

Confira abaixo a íntegra da missiva de apoio a causa de Doutorado de Santa Gertrudes enviada à sua Santidade o Papa Francisco, pelo Fundador dos Arautos.

***

Santidade,

Com alegria e satisfação me uno a zelosa iniciativa promovida pela Ordem Cisterciense e a Congregação Beneditina de Solesme, para solicitar que santa Gertrudes de Helfta possa ser declarada como Doutora da Igreja Universal.

De fato, chama atenção, como santa Gertrudes em uma curta vida de 45 anos, foi autora de escritos teológicos dignos de louvor por sua originalidade, universalidade e atualidade. Seus escritos trazem à Santa Igreja uma doutrina de grande elevação espiritual, edificada e organizada ao mesmo tempo pelo testemunho de uma vida repleta de santidade.

Monsenhor João Cla Dias.jpg
Monsenhor João Clá Dias, Fundador e
Presidente dos Arautos do Evangelho.

No atual momento em que se encontra a Igreja e o mundo – onde se faz mais patente a necessidade da aparição de modelos que entusiasmem, pelo fulgor da Sabedoria e da felicidade de uma vida santa, que todos busquem e conheçam, a difusão da figura e o pensamento de uma mulher religiosa, culta e de grande inteligência, que encontrou o gozo de viver nessa terra com os olhos postos no céu, poderá ser uma referência extraordinária para tantos que, em meio aos entrechoques desordenados do pensamento hodierno, ainda querem agarrar-se à pedra angular do pensamento e felicidade cristãos.

É também Santa Gertrudes uma referência específica para as almas consagradas que sentem as tentações da mediocridade, do abandono do amor primeiro, do relaxamento e perda dos ideais religiosos. Sendo ela consagrada confessa sua própria conversão aos 26 anos, quando já levava muitos anos de vida religiosa e testemunha o novo rumo que tomou sua vida no claustro, graças a intervenção divina. Compreendeu então como a Sequela Christi, que antes parecia insuportável, mudou em: “um jugo suave e leve”. Foi objeto de uma missão particular, graças as revelações místicas que prenunciaram aos apóstolos da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como São João Eudes e Santa Maria Alacoque.

O próprio Senhor lhe declarou: “Quero que teus escritos sejam para os últimos tempos um testemunho irrecusável de meu divino amor”. Portanto, as doutrinas que o Senhor lhe confiou são o selo, a pedra angular para homens de uma época histórica que necessitarão mais do que nunca conhecer a natureza do Amor Divino.

Este maravilhoso pensamento foi plasmado por Santa Gertrudes em sua obra: “Legatus divinae pietatis”, dividido em cinco livros, e nos “Excertitia”, profundas meditações sobre os momentos transcendentais da vida cristã e da vida monástica.

Como Fundador e Presidente Geral dos Arautos do Evangelho, sinto também como nossa esta grande Santa, a qual o próprio Cristo a chamou: “Arauto do amor divino”. De fato seus escritos teológicos são uma proclamação desse amor, gozam do reconhecimento de diversos doutores na Igreja, e se segue difundindo não somente na Europa como também em nossa América Latina. Creio que a proclamação de Santa Gertrudes de Helfta como Doutora da Igreja por parte de sua Santidade, contribuirá grandemente para uma maior difusão da figura dessa mulher forte, que ajudará a tantas almas consagradas na restauração do amor primeiro, e a tantos sedentos de felicidade e verdade, a beber no manancial do pensamento, experiências e virtudes transmitidas por esta grande Mestra.

Osculando reverente o anel do Pescador, lhe imploro sua paternal benção sobre toda a família dos Arautos do Evangelho.

Em Jesus e Maria

Presidente Geral dos Arautos do Evangelho

Mons. João Scognamiglio Clá Dias

Trudação do original por: Lucas M. Lihue

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas