Gaudium news > Leonia Martin, irmã de Santa Teresa de Lisieux, pode chegar aos altares

Leonia Martin, irmã de Santa Teresa de Lisieux, pode chegar aos altares

Lisieux – França (Sexta-feira, 30-01-2015, Gaudium Press) A família de Santa Teresa de Lisieux bem pode considerar-se um modelo de santidade. Não só esta religiosa e Doutora da Igreja é amplamente venerada como uma das santas mais queridas pelos crentes mas que seus pais, Louis Martin e Celia Guérin, foram beatificados por São João Pulo II em 2001. Agora a esta ilustre representação celestial da família Martin poderá unir-se a hoje Serva de Deus Leonia Martin, irmã e considerada discípula de Santa Teresa. O Bispo de Bayeux e Lisieux, França, Dom Jean-Claude Boulanger, deu início formal ao processo diocesano para estabelecer a heroicidade de suas virtudes, o primeiro passo com vistas a sua possível beatificação.

Leonie Martin, irmã de Santa Teresa de Lisieux, pode chegar aos altares 2.jpg

O chefe de imprensa da Diocese, Padre Laurent Berthout, indicou que a fama de santidade de Leonia Martin, cujo nome religioso foi Irmã Francisca Teresa, motivou a Igreja a começar as indagações sobre suas virtudes. “Por muitos anos, as pessoas se confiaram às orações de Leonia Martin, vindo até sua tumba no Mosteiro da Visitação, onde foi religiosa de 1899 a 1941”, relatou o sacerdote, que afirmou que os devotos tem oferecido testemunhos de graças obtidas por intercessão da religiosa. “Leonia Martin viveu uma vida simples, humilde e oculta na sombra do claustro. Ela desejava viver a espiritualidade de São Francisco de Sales fazendo ‘tudo através do amor, nada através da força”.

Neste caminho tomou como mestra sua irmã, Santa Teresa, “que lhe ensinou a viver pelo Amor nas ações mais humildes e cotidianas”, destacou o porta-voz. “Leonia deu testemunho com sua vida da possibilidade de vivê-lo plenamente, inclusive apesar de suas limitações de caráter, saúde e provas”. Precisamente estas dificuldades são o traço mais característico de sua vida, a qual apresentou uma infância difícil caracterizada por graves enfermidades que motivaram a sua tia, religiosa da Visitação, a pedir a intercessão de Santa Margarida Maria Alacoque através de uma novena após a qual finalmente se recuperou, apesar de que com sequelas que a afetaria pelo resto da vida.

Irmã e discípula

Leonia teve que vencer um caráter muito difícil, uma grave tendência a desobedecer aos seus pais e pouca habilidade nos estudos. Sendo frágil e instável seu cuidado foi confiado a uma criada que acabou maltratando-a e ameaçando-a para que não informasse aos seus pais. Todas estas condições constituíram uma infância que a própria Serva de Deus não gostava de recordar. A única pessoa que manifestou esperança em que Leonia demonstrasse ser uma pessoa de grande valor foi sua tia religiosa, que escreveu naquela época: “ela é uma menina difícil, mas eu creio que mais tarde ela será tão valiosa como suas irmãs. Tem um coração de ouro e, se sua inteligência é lenta, encontro nela bom juízo”.

No entanto, a morte de sua irmã Helene aos cinco anos de idade e a enfermidade e morte de sua mãe em 1877 significaram novas provas em sua vida e ela junto à sua irmã Celine tiveram que cuidar da enfermidade de seu pai após o ingresso de Pauline e Teresa à vida religiosa. O beato Louis Martin teve que ser ingressado em um hospital psiquiátrico em Caen, em 1889 e as irmãs se mudaram próximo deste lugar, o que permitiu que Leonia retomasse contato com o Mosteiro da Visitação. Tentou ingressar na Ordem das Clarissas Pobres de Alencon, mas teve que deixá-las por problemas da comunidade. Logo foi admitida na Visitação em 1887, mas sua saúde e uma certa Leonie Martin, irmã de Santa Teresa de Lisieux, pode chegar aos altares 1.jpginstabilidade lhe impediram seguir a vida religiosa. Regressou para a Visitação em abril de 1894, poucos meses antes da morte de seu pai, para ter que sair novamente, quando Celine havia entrado no Carmelo e Leonie ficava sozinha pela primeira vez.

Antes de sua morte, Santa Teresa de Lisieux profetizou que ao morrer obteria a graça de que Leonie pudesse ingressar e permanecer no Mosteiro. Esta promessa se cumpriu e em 02 de julho de 1900, Leonia pode fazer finalmente seus votos finais. Serviu como subordinada no Mosteiro, desejando desaparecer ante o mundo. Tinha grande gosto em ler a História de uma Alma escrita por sua irmã, na qual ela identificava também traços da espiritualidade de São Francisco de Sales, o que lhe permitiu assumir o caminho da infância espiritual, que considerou unida à de sua própria congregação. “Minha espiritualidade é a de Teresa e, portanto, a de nosso santo fundador”, escreveu. “Sua doutrina e a dela são uma. Ela é a alma que nosso grande doutor sonhou!”.

Leonia dominou seu caráter e se tornou uma religiosa cheia de paz, dedicada à gratidão a Deus e de notável alegria e servicialidade. Ao aproximar-se sua morte, a Madre Inês (sua Irmã Paulina) lhe propôs que chegado o momento permitisse que seu corpo fosse sepultado junto a suas irmãs no templo erigido em honra de Santa Teresa. A religiosa declinou esta proposta: “Sou uma Visitandina, quero ficar na Visitação”. Desta forma seu túmulo está localizado no Mosteiro da Visitação de Caen, onde viveu, e o lugar se converteu em lugar de peregrinação de muitos fiéis que visitaram antes o Santuário de Santa Teresa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas