Gaudium news > Escassez de água: Arcebispo Dom Walmor Oliveira promove campanha de orações

Escassez de água: Arcebispo Dom Walmor Oliveira promove campanha de orações

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 04-02-2015, Gaudium Press) Lembrando a oração feita por Paulo IV, para pedir a chegada da chuva, em vista da crise hídrica que vem assolando várias localidades do país, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, escreveu uma mensagem de Fé, esperança e conscientização à população mineira sobre o uso correto da água.Escassez de água2.jpg

Na carta, Dom Walmor, em nome da Arquidiocese de Belo Horizonte, solicita às comunidades de Fé para que “se mobilizem para a importante campanha educativa e solidária ‘Pela vida: economize água, cuide do meio ambiente'”.

“A partir da iniciativa, a Arquidiocese convoca cada cristão a preservar, ainda mais, a água e a defender, com especial empenho, a natureza. As comunidades de Fé são convidadas a desenvolver ações que visem à economia dos recursos hídricos e a partilhar os bons exemplos, para inspirar novas iniciativas”, descreve nota.

Conforme a mensagem, é de fundamental importância que todos possam, em comunhão, rezar para que Deus nos conceda chuvas, para o abastecimento dos reservatórios de nossas cidades.

“Solicitamos que, durante as celebrações, todos rezem para que ocorram as chuvas necessárias. Muito importante também é renovar sempre, nos momentos de oração, o compromisso de se preservar a água e o meio ambiente. Nesta Campanha de nossa amada Arquidiocese, todos nós devemos buscar ações criativas que busquem preservar os recursos hídricos”, afirmou Dom Walmor.

Segundo o prelado, “o respeito à natureza e seus recursos é obrigação de cada pessoa, principalmente de quem partilha a fé cristã católica”, e por isso, “vamos caminhar unidos para preservar a água, dom de Deus que é base para a vida no planeta”.

Ainda na mensagem, Dom Walmor lembrou que no ano de 2004, a Igreja no Brasil, através da Campanha da Fraternidade 2004, que tinha como tema “Fraternidade e água” e lema “Água, fonte de vida”, além de alertar a necessidade de uma grande união para preservar a água, buscou ressaltar que ela e a vida são indissociáveis.

Oração para pedir chuvas, do bem-aventurado Paulo VI:

Deus, nosso Pai, Senhor do Céu e da Terra (Mt 11, 21). Tu és para nós existência, energia e vida (Act 17, 2).

Criaste o homem à Tua imagem (Gn 1, 27-28) a fim de que com o seu trabalho ele faça frutificar as riquezas da terra colaborando assim na Tua criação.

Temos consciência da nossa miséria e fraqueza: nada podemos fazer sem Ti (Jo 15, 5).
Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol (Mt 5, 45) e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos os que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias.

Escuta com bondade as orações que Te são dirigidas com confiança pela Tua Igreja (Lc 4, 25), como satisfizeste súplicas do profeta Elias (1Rs 17, 1) que intercedia em favor do Teu povo (Tgo 5, 17-18).

Faz cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada a fim de que renasçam os frutos (Tg 5, 18) e sejam salvos homens e animais (Sl 35, 7).

Que a chuva seja para nós o sinal da Tua graça e da Tua bênção: assim, reconfortados pela Tua misericórdia (cf. Is 55, 10-11), dar-te-emos graças por todos os dons da terra e do céu, com os quais o Teu Espírito satisfaz a nossa sede (Jo 7, 37-38).

Por Jesus Cristo, Teu Filho, que nos revelou o Teu amor, fonte de água viva, que brota para a vida eterna (Jo 4, 14).

(LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas