Gaudium news > Episcopado norte-americano lança série de livros sobre os sacramentos

Episcopado norte-americano lança série de livros sobre os sacramentos

Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 27-02-2015, Gaudium Press) Com o objetivo de oferecer aos fiéis recursos que lhes ajudem a crescer em sua vida de Fé, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), a partir da sessão editorial a cargo do Departamento de Comunicações do organismo eclesial, foi lançado uma série de livros sobre os sete sacramentos.

Episcopado norte-americano lança série de livros sobre os sacramentos.jpg

“Uma profunda compreensão dos sacramentos da Igreja significa uma profunda vida espiritual, e esta série é o lugar perfeito para começar. Escritos a partir de uma perspectiva pastoral, cada pequeno volume oferece ao leitor um ponto de partida para a reflexão, a oração e o estudo”, diz a USCCB a partir de sua sessão editorial.

A série percorre os sete Sacramentos, começando por uma viagem através do Batismo, no qual se expõem sua história, assim como as Sagradas Escrituras, o rito e o efeito entorno deste sacramento de iniciação cristã. Elementos que são de grande utilidade para os pais de família e padrinhos.

Com o livro acerca da Confirmação se busca, por outra parte, infundir no leitor a compreensão sobre o poder do Espírito Santo. De uma maneira próximo -segundo se descreve na sinopse- se relatam os Fatos dos Apóstolos, se aprofunda em sua base bíblica e se oferece um guia sobre o rito da Confirmação, elementos importantes para aqueles que se preparam para recebê-la. Já no texto sobre a Eucaristia, o leitor encontrará uma profunda apreciação sobre o principal dos sacramentos, assim como um guia para aproximar-se e preparar-se para a Santa Missa.

Por outro lado, o livro sobre o Sacramento da Penitência, “escrito a partir do coração de um pastor a uma alma”, oferece elementos para aqueles que se preparam para receber pela primeira vez, ou depois de muito tempo, o perdão de Deus através da reconciliação; o texto da unção dos enfermos, expõem por meio de sete perguntas e respostas os ensinamentos da Igreja sobre o que é, talvez, um dos sacramentos menos compreendidos.

Finalmente os últimos livros falam dos sacramentos que estão à serviço da comunhão e missão dos fiéis: o Matrimônio e as Ordens Sagradas. No primeiro deles não apenas se fala dos ensinamentos da Igreja Católica, mas se oferecem conselhos práticos para sua preparação. O segundo, por sua vez aprofunda no mistério do ministério sacerdotal.

O Catecismo da Igreja Católica recorda que os Sacramentos foram instituídos pelo mesmo Cristo, e correspondem a todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: “do nascimento e crescimento, cura e missão à vida de Fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as etapas da vida espiritual (…) Os sacramentos formam um organismo no qual cada sacramento particular tem seu lugar vital. Neste organismo, a Missa ocupa um lugar único, enquanto ‘sacramento e sacramentos’: ‘todos os outros sacramentos estão ordenados a este como a seu fim'”, sublinha tendo em conta a Suma Teológica’ de Santo Tomás de Aquino. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas