Gaudium news > Primeiro Congresso Latino-americano de Liturgistas é concluído no México

Primeiro Congresso Latino-americano de Liturgistas é concluído no México

Puebla – México (Terça-feira, 03-03-2015, Gaudium Press) Mais de cem especialistas em liturgia de diversos países da América Latina se reuniram entre os dias 23 a 27 de fevereiro em Puebla, México, para o Primeiro Congresso Latino-Americano de Liturgistas organizado pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) com o objetivo de refletir em torno da evangelização das culturas e da arte litúrgica.

Primeiro Congresso Latino-americano de Liturgistas é concluído no México 1.png

O encontro, que ocorreu nas instalações do Seminário Palafoxiano, se propôs “suscitar a reflexão teológica e pastoral sobre a inculturação da liturgia”, assim como compartilhar experiências e impulsionar a Liturgia nas igrejas particulares da América Latina.

As jornadas de trabalho, que iniciaram oficialmente no dia 24 de fevereiro, estiveram antecedidas por uma peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe -sinal da inculturação da Fé- no dia 23 de fevereiro, e foram inauguradas por Dom Víctor Sánchez Espinoza, Arcebispo de Puebla e Presidente do Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM, que após apresentar o objetivo do Congresso transmitiu a saudação que enviou para a ocasião a Congregação para o Culto Divino e desenvolveu um tema introdutório em torno do trabalho que realizou a Igreja em matéria de inculturação.

Entre as conferências, Dom Felipe Arizmendi Esquivel, Bispo de San Cristóbal das Cassas, Chiapas (México), aprofundou sobre os fundamentos teológicos da inculturação. Em sua intervenção, o prelado disse que “a Igreja deve inculturar-se nos povos e nas culturas”, posto que “não seríamos Igreja de Jesus, sem esta atitude permanente de assumir as culturas onde está plantada a Igreja, para levá-las a sua plenitude em Jesus Cristo”. Neste sentido, acrescentou: “Toda a vida da Igreja deve procurar chegar a ser cultura de um povo, sobretudo nas celebrações litúrgicas, cume e fonte da vida cristã”.

Também interveio o Padre Roberto Russo, que ofereceu uma conferência sobre a Eucaristia e sua inculturação. O sacerdote disse que um dos maiores desafios pastorais na Igreja latino-americana é precisamente o de uma liturgia inculturada, assinalando que esta é uma tarefa urgente e impostergável.

O tema central deste congresso tomou como base o Documento Conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-americano, celebrada em Aparecida. Ali se sublinha: “Com a inculturação da Fé, a Igreja se enriquece com novas expressões e valores, manifestando e celebrando cada vez melhor o mistério de Cristo, logrando unir mais com a vida e contribuindo assim a uma catolicidade mais plena, não somente geográfica, mas também cultural”.

Primeiro Congresso Latino-americano de Liturgistas é concluído no México 2.png

Além das conferências, também se realizaram cursos sobre canto e música litúrgica, a oração Eucarística, o espaço litúrgico, e os gestos, símbolos e sinais, entre outros.

Participaram deste evento liturgistas procedentes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e México. Além de outros países não latino-americanos, como Estados Unidos e Itália. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas