Gaudium news > "Coloquemo-nos a serviço da transformação da Sociedade", convida Bispo de Guarapuava

"Coloquemo-nos a serviço da transformação da Sociedade", convida Bispo de Guarapuava

Guarapuava – Paraná (Quinta-Feira, 05/03/2015, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, faz uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade. Ele afirma que a campanha deste ano traz à nossa reflexão e vivência um tema claríssimo e importante: Igreja e Sociedade. O Bispo diz que, fundada por Jesus Cristo, a Igreja nasceu dentro de uma sociedade humana e para enriquecer, contribuir com a mesma.

Segundo o Prelado, ao longo dos séculos a Igreja esteve inserida na sociedade contribuindo ativamente nos campos mais diversificados: religioso, científico, cultural, artístico, educação, saúde, político, paz e muitíssimos outros. Ele explica que, também no Brasil, desde o descobrimento a contribuição da Igreja na sociedade tem sido marcante.

“De norte a sul, de leste a oeste, a sociedade recebeu um influxo construtivo e significativo da ação evangelizadora e humana da Igreja. Após o final do Concílio Vaticano II houve um reflorescimento desta presença. A novidade é que a ação direta da Igreja na sociedade aconteceu não apenas pelas grandes obras e ações de porte”, avalia.

Ainda de acordo com Dom Antônio, surgiram e cresceram pequenos grupos com ações renovadoras não menos importantes e de profundos efeitos dentro da sociedade brasileira. Para ele, as chamadas pastorais sociais, os movimentos e organismos abriram caminhos para que ação da Igreja se multiplicasse nos mais diversos setores aprofundando a presença entre grupos menores mas não menos necessitados.

“Foram atingidas famílias, jovens, crianças, pobres, favelas, periferias, esquecidos, marginalizados, indígenas, negros, ribeirinhos, campos, cidades, indústrias, empresários, enfim a sociedade como um todo e em suas partes. Hoje a Campanha 2015 – Fraternidade: Igreja e Sociedade, nos propõe a reconsideração de todo este passado, luz para delinearmos nossa presença como Igreja na Sociedade moderna”, salienta o Bispo.

Para concluir, o Prelado ressalta que devemos estar determinados a continuar nossa ação missionária a partir das atitudes e palavras de Jesus: “Eu vim para servir” (cf Mc 10,45). Conforme ele, assim o povo de Deus reflete, medita, reza, a presença da Igreja na Sociedade, uma Igreja como comunidades, que vivem na sociedade e dela participam, e como cristãos, que conscientemente atuam, constroem e constituem a sociedade.

“Uma responsabilidade e um desafio. Vivermos e atuarmos dentro da sociedade e a partir da mesma como Jesus fez. É o começo da Campanha da Fraternidade! Caminhemos juntos! Celebremos juntos! Com Maria a quem invocamos sob o título de Nossa Senhora de Belém e unidos a Jesus coloquemo-nos a serviço da transformação da Sociedade Brasileira”, finaliza. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas