Gaudium news > Visitando conventos, orando, tomando chá e plantando uma rosa, assim se animam as vocações religiosas na Irlanda

Visitando conventos, orando, tomando chá e plantando uma rosa, assim se animam as vocações religiosas na Irlanda

Dublin – Irlanda (Quinta-feira, 05-03-2015, Gaudium Press) Chama-se “Rise of the Rose”, que se traduz como “Auge das Rosas”, e é uma interessante iniciativa que recentemente surgiu na Irlanda para animar entre as jovens a vocação à Vida Religiosa.

Visitando conventos, orando, tomando chá e plantando uma rosa, assim se animam as vocações religiosas na Irlanda 1.jpg

A proposta, que gira em torno da rosa -símbolo de promessa, da alegria de dizer sim a Deus e de compromisso com Ele-, nasceu diante da inquietação de duas irmãs de sangue, que ainda são religiosas clarissas; Joan y Brige O’Hare, que notaram uma grande distância entre as jovens de hoje e as comunidades religiosas, inclusive entre aquelas meninas que tem Fé. Com a ajuda de sua cunhada, Lisa O’Hare, uma jovem de Fé, se perguntaram: Como aproximá-las da Vida Religiosa sem que signifique pressão alguma?

Dali nasceu um circuito de 10 sábados seguidos para que, durante o verão, as jovenzinhas visitem 10 conventos diferentes, conheça as religiosas, falem com elas, se aproximem do lugar, sua história, o carisma, tomem chá com elas e compartilhem um momento de oração. “Em cada convento vamos convidar aos jovens a unirem-se a nós enquanto nos reunimos às irmãs, aprenderemos acerca de seu modo de vida e seu amor a Deus, cantaremos, teremos uma ‘festa de chá’, depois uma hora de Adoração Eucarística e plantaremos uma rosa”, acrescentam as promotoras da iniciativa.

Justamente, como sinal deste encontro, plantarão rosas brancas, que representam as mulheres consagradas, e rosas vermelhas, as mulheres de Fé que acolhem e acompanham as religiosas e abrem seu coração a Jesus. “Queremos conectar as jovens da Irlanda, e do mundo, com Deus e com as mulheres nos conventos que visitaremos. A rosa que se plantará refletirá a promessa de rezar uns pelos outros. Também queremos promover o poder do Rosário. Dez rosas plantadas ao redor da Irlanda simbolizarão uma dezena do Rosário oferecido pelos jovens de nosso país”, expõem.

O primeiro destes encontros será no dia 13 de junho no Mosteiro das Clarissas de Faughart, cidade onde Santa Brígida da Irlanda iniciou a história da vida consagrada feminina no século V e a partir de onde a santa influenciou diretamente a vários futuros santos do país, além de ajudar a assegurar a conversão da Irlanda à Fé Católica.

Posteriormente, as jovens visitarão as Irmãs da Adoração de Belfast, as Redentoristas de Dublin, as Contemplativas Dominicanas de Santa Catarina de Siena e as Franciscanas da Renovação em Drogheda, assim como as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre de Athlone, as carmelitas de New Ross, as cistercienses de Glencairn, as clarissas de Galway. Está previsto que o circuito culmine no Santuário Mariano de Knock no próximo dia 15 de agosto na solenidade da Assunção da Virgem Maria.

“Vamos levar a Cruz de Cristo a cada convento. Tudo será apoiado por uma promessa de oração pelas pessoas de todo o mundo”, acrescentam as promotoras a partir da página web da iniciativa.

Visitando conventos, orando, tomando chá e plantando uma rosa, assim se animam as vocações religiosas na Irlanda 2.jpg

Espera-se que através de “Rise of the Roses” as pessoas redescubram a beleza da Vida Consagrada e o presente que ela é para todos, tal como se propõem neste ano de 2015 com o Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco. Além disso, se prevê que a iniciativa ajude a criar a cultura de dizer “Sim” a Deus, e se favoreça o discernimento vocacional à Vida Consagrada. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas