Gaudium news > Em Turim celebrarão a Jornada Diocesana da Juventude seguindo os passos de Dom Bosco

Em Turim celebrarão a Jornada Diocesana da Juventude seguindo os passos de Dom Bosco

Turim – Itália (Terça-feira, 17-03-2015, Gaudium Press) No próximo dia 28 de março, Domingo de Ramos, a Igreja Católica além de iniciar as comemorações que marcarão a Semana Santa, também celebrará a Jornada Mundial da Juventude, que este ano tem lugar a nível diocesano; e a Arquidiocese de Turim, na Itália, a viverá de maneira muito especial, já que este ano de 2015 celebra o ano do bicentenário do nascimento de São João Bosco, fundador da Família Salesiana e padroeiro da juventude.

Em Turim celebrarão a Jornada Diocesana da Juventude seguindo os passos de Dom Bosco.jpg

A jornada, na qual participarão os jovens da Diocese italiana, terá lugar em Chieri, onde o santo viveu seus anos de juventude e que foram primordiais em sua formação religiosa e cultural. A comemoração girará entorno da hashtag #NONDIRESONOGIOVANE -#NÃODIGASSOUJOVEM- que se inspira no verso de Jeremias 1,7: “E Yavé me contestou: ‘Não me digas que sois um menino. Irás onde quer que eu te envie, e proclamarás tudo o que eu te mandar”.

Um evento que transcorrerá em comunhão com todos os jovens do mundo, como o recorda a Arquidiocese de Turim em uma nota à imprensa: “Em comunhão com todos os jovens do mundo, as crianças de Turim serão chamadas à encontrar-se para orar juntos no ano da graça ‘O Amor maior’ que distingue a Diocese turinesa”.

O programa para Domingo de Ramos e a Jornada Diocesana da Juventude prevê um percurso pelos dez anos do jovem Dom Bosco transcorridos em Chieri e a entrega do hino que identificará aos jovens de Turim na visita que realizará o Papa Francisco no próximo mês de junho.

A jornada inclui uma caminhada pelas trilhas de Dom Bosco e também um encontro na Praça da Catedral de Chieri onde se levará a cabo o evento “Atrás dos passos do Amor maior” que estará dedicado especialmente à reflexão sobre o Homem do Santo Sudário.

Este evento marcará também a preparação à visita que realizará o Santo Padre Francisco à Turim no próximo dia 21 de junho por ocasião do bicentenário de Dom Bosco e também da mostra extraordinária do Santo Sudário, ostentação que não ocorreria desde o ano de 2010, ano que se contou com a presença do Papa Emérito Bento XVI.

Devido as celebrações pelo bicentenário de São João Bosco, a Arquidiocese de Turim quis dedicar este ano de 2015 aos jovens, encaminhando o acontecimento salesiano, assim como a ostentação do Sudário, à juventude.

É por isso que a Pastoral Juvenil da Diocese de Turim, em união com a Pastoral Juvenil do Piamonte italiano, se uniram entorno da iniciativa ‘Turin for Youg’ – “Turim para os jovens”-, que tem por objetivo coordenar e animar as atividades que se desenvolverão neste ano de 2015 junto com as novas gerações, que se encontrarão na cidade italiana para celebrar a São João Bosco e encontrar-se com o Sumo Pontífice. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas