Gaudium news > Indígenas no Canadá buscam recuperar histórico altar de 300 anos de história

Indígenas no Canadá buscam recuperar histórico altar de 300 anos de história

Nova Escócia – Canadá (Quarta-feira, 25-03-2015, Gaudium Press) A Primeira Nação Potlotek do Canadá deseja recuperar o que consideram um tesouro de seu povo: o altar de madeira que hoje é conservado pela Paróquia do Sagrado Coração em Johnstown, Nova Escócia. Os católicos locais preparam tudo para cumprir este desejo, mas também para conservar em alguma medida esta pela de arte sacra que também é patrimônio da comunidade desde a fundação da Paróquia em 1891.

Indígenas no Canadá buscam recuperar histórico altar de 300 anos de história.jpg

A história do altar se remonta a meados de 1700, quando os franceses edificaram um templo em Chapel Island, território dos indígenas Mi’kmaq, e que se converteu em um importante centro de Fé. O altar é ao que parece um obséquio feito aos Mi’kmaq na Fortaleza de Louisbourg, mas teve que ser levado a diferentes lugares por ameaças do exército inglês.

“Desde que sou criança, escutei histórias acerca dele”, comentou o Chefe Marshall, que teme que o altar se deteriore se não for cuidado pelo seu povo. “Se não o recuperarmos, simplesmente se apodrecerá e isto seria um pecado”. O altar se encontra seguro e devidamente conservado, mas a identificação do mesmo como uma parte da história indígena motiva a reivindicação.

Os atuais custódios do altar, a Paróquia do Sagrado Coração, estão dispostos a cumprir o desejo dos povos originários, mas desejam contar com uma réplica do histórico altar antes de sua entrega. Além disso, indicaram ao The Catholic Register que seria indicado determinar quais são os componentes do altar original e quais os acrescentados para estabelecer os elementos que serão retornados aos indígenas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas