Gaudium news > Cracóvia vive Semana Santa contemplada a partir da música sacra

Cracóvia vive Semana Santa contemplada a partir da música sacra

Cracóvia vive Semana Santa contemplada a partir da música sacra 1.jpg

Cracóvia – Polônia (Quinta-feira, 26-03-2015, Gaudium Press) A Semana Santa na cidade de Cracóvia, Polônia, oferece uma oportunidade valiosa de meditar os mistérios da Fé através de grandes obras da música sacra. Peças de autores como Bach, Rore ou Pasquini, interpretadas por músicos e corais de reconhecida virtude constituem o festival Misteria Paschalia, que chega este ano a sua edição número 15, segundo informou o Independent Catholic News.

Entre os concertos destacados se encontra “La sete di Cristo” (A Sede de Cristo) de Bernardo Pasquini, um oratório composto em 1789. A obra, pouco conhecida, reflete a tristeza daqueles que testemunham a crucifixão de Cristo, com personagens como a Santíssima Virgem, o Apóstolo São João ou São José de Arimatéia. O oratório, redescoberto há apenas uma década, será interpretado pela Academia Montis Regalis na Sexta-feira Santa.

Outro evento destacado terá lugar na Terça-feira Santa, quando a Akademie für Alte Musik de Berlim interpretará a Paixão segundo São João de Bach sob a direção do contratenor René Jacobs. Da mesma forma, A Capela Real da Catalunya apresentará um recital de canções baseadas em textos do Mosteiro Beneditino de Montserrat.

Cracóvia vive Semana Santa contemplada a partir da música sacra 2.jpg

Os concertos ocorrerão nas salas de concerto e templos de grande beleza como o de Santa Catarina de Alexandria, de arquitetura gótica e excelente acústica, e a Capela de Santo Antônio na mina de sal de Wieliczka, localizada a mais de 100 metros sob terra ricamente decorada, onde se acentua o caráter reflexivo dos cantos penitenciais de Sábado Santo, as Leçons de ténèbres (lições de trevas) após a Paixão de Cristo.

Misteria Paschalia ocorrerá entre os dias 30 de março e 05 de abril. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas