Gaudium news > Tudo pronto para a grande celebração dos 500 anos de Santa Teresa de Jesus

Tudo pronto para a grande celebração dos 500 anos de Santa Teresa de Jesus

Ávila – Espanha (Sexta-feira, 27-03-2015, Gaudium Press) A Diocese de Ávila na Espanha e a Ordem do Carmelo ao redor do mundo já se encontram prontas para celebrar os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus, aniversário que se comemorará no próximo sábado, 28 de março, e pelo qual o Papa Francisco declarou o Ano Jubilar Teresiano 2014-2015.Tudo pronto para a grande celebração dos 500 anos de Santa Teresa de Jesus 1.jpg

Os atos centrais ocorrerão a partir desta sexta-feira, 27, em Ávila cidade natal da Santa, mística e doutora da Igreja, a partir das 18h30 com a realização de uma exposição de fotografias enviadas por centenas de devotos da Santa a partir de diversas partes do mundo como parte da iniciativa #FelicidadesTeresa que ocorre através das redes sociais. Depois, às 21h se levará a cabo uma Vigília de Oração no Convento da Santa, que será presidida pelo Padre Saverio Canistrá, Geral da Ordem do Carmelo.

No sábado, 28, dia do aniversário de Teresa de Jesus, se iniciará a jornada às 09h com a oração das Laudes no Convento da Encarnação, onde se contará com a presença do Bastão relíquia da santa que peregrinou pelas Casas do Carmelo ao redor do mundo em preparação a esta data. Posteriormente, às 10h, o Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, presidirá uma solene Missa na casa natal de Santa Teresa -Convento da Santa- que terá o acompanhamento musical do Coro Gregoriano de La Santa. Ao término da Missa seguirá uma procissão com a imagem da mística, obra de Gregorio Fernández, que partirá desde a casa natal de Teresa até o Convento de São José, que foi a primeira de suas fundações.

Às 12h30 horas está prevista outra celebração Eucarística; desta vez na Catedral do Salvador que presidirá também Dom García Burillo, a qual estará acompanhada pelo Coro e Orquestra do V Centenário. Depois às 15h30 se levará a cabo uma jornada de oração no Convento São José junto com a relíquia do bastão de Teresa e a imagem da Santa que sairão posteriormente em procissão. Ambos serão recebidos pelo Bispo de Ávila na Catedral às 16h30.

Na Espanha e no restou do mundo onde o Carmelo está presente também haverá várias comemorações. Como a Missa Solene que ocorrerá na Catedral de Buenos Aires, Argentina -país por onde passou o bastão de Santa Teresa-, às 11h do dia 28 de março e será presidida pelo Cardeal Mario Aurélio Poli, Arcebispo de Buenos Aires, e concelebrada por Dom Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico na Argentina. Durante a Missa será a estreia musical da “Missa Brevis em honra ao V Centenário de Santa Teresa para coro e órgão”, que compôs o maestro Felipe Delsart.

Tudo pronto para a grande celebração dos 500 anos de Santa Teresa de Jesus 2.jpg

Em Bogotá, Colômbia, por sua parte, ocorrerá uma Missa Solene na Paróquia de Santa Teresa de Ávila que congregará às 12h aos Padres Carmelitas. A partir das 15h se levará a cabo uma jornada em torno da figura e legado da santa e mística, que começará com a leitura do livro “Caminho de Perfeição”, continuará depois com uma Hora Santa e Exposição ao Santíssimo Sacramento com cantos dos poemas de Santa Teresa, e culminará com uma celebração Eucarística que presidirá o Padre Víctor Ricardo Moreno, autor do livro “O Castelo Interior. Guia prático para itinerantes”, que após a Missa fará uma breve apresentação desta obra. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas