Gaudium news > Jovens imigrantes vietnamitas na Tailândia fortalecem sua Fé com retiro de Quaresma

Jovens imigrantes vietnamitas na Tailândia fortalecem sua Fé com retiro de Quaresma

Bangkok – Tailândia (Segunda-feira, 30-03-2015, Gaudium Press) Em meio de uma nação predominantemente budista, os imigrantes vietnamitas católicos, em sua maioria jovens que vem trabalhar no país, são um valioso testemunho de Fé. Para fortalecer esta vivência e chamar a constante conversão desta comunidade, o Comitê Pastoral para os Migrantes Vietnamitas organizou um retiro espiritual de Quaresma para líderes católicos juvenis.

“Este retiro anual tem lugar na Quaresma porque encontramos que é o melhor tempo do Ano Litúrgico para motivar aos jovens líderes a destinar um tempo a sua renovação espiritual”, explicou o Padre Anthony Le Duc, Secretário do Comitê. Para o sacerdote, o retiro é uma oportunidade “não só de reunir-se para experimentar o grande amor e misericórdia que Deus tem para cada um deles, mas para desenvolver amizades e encontrar alegria e consolo de compartilhar mutuamente suas experiências, de forma que não estejam sozinhos em seu serviço”.

Apesar do retiro contar com conversas sobre o amor de Deus e o espírito de serviço, o Padre Le Duc assegurou que os jovens encontram o melhor momento na celebração da Eucaristia em seu idioma natal, a qual se soma a Adoração Eucarística e a oração da Santa Via Sacra.

Os jovens trabalhadores vietnamitas que chegam à Tailândia provêm em sua maioria da região central norte do país e trabalham na indústria têxtil ou nos restaurantes. Os líderes católicos empregam as redes sociais para estabelecer vínculos com seus conterrâneos migrantes e lhes ajudam a encontrar apoio para manter sua identidade e Fé. “Eles tem amigos que estão compartilhando sua missão e, sobretudo, tem a Deus que os abençoa e os guia em seu caminho”, expressou o sacerdote.

Os grupos de jovens migrantes provêm da Arquidiocese de Bangkok e das províncias de Ratchaburi e Chonburi. Cada um deles tem de 50 a 250 membros, que se reúnem de forma mensal para participar da Missa, em reflexões espirituais e outras atividades. Por volta de 50 líderes juvenis assistem ao retiro anual da Quaresma. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas