Gaudium news > No dia 11 de abril o Papa publicará a Bula de Convocatória do Jubileu da Misericórdia

No dia 11 de abril o Papa publicará a Bula de Convocatória do Jubileu da Misericórdia

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 31-03-2015, Gaudium Press) O Ano da Misericórdia, decretado pelo Papa no dia 13 de março e que iniciará na solenidade da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, verá sua Bula de Convocatória publicada na tarde do sábado, 11 de abril, véspera do Domingo da Misericórdia. Os dois últimos Anos Santos extraordinários, como este da Misericórdia, foram em 1933 e em 1983.

No dia 11 de abril o Papa publicará a Bula de Convocatória do Jubileu da Misericórdia.jpg

A publicação de uma Bula de Convocatória de um Ano jubilar é uma cerimônia solene. O ritual de publicação inclui “a leitura de algumas passagens da Bula diante da Porta Santa da Basílica Vaticana. Posteriormente, o Papa Francisco presidirá a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, sublinhando com isto de modo peculiar aquilo que será o tema fundamental do Ano Santo extraordinário: a Misericórdia de Deus”.

A Bula de Convocatória de um Jubileu “especialmente no caso de um Ano Santo extraordinário -segundo afirma uma nota oficial vaticana- além de indicar os tempos, com as datas de abertura e de encerramento, e as modalidades principais de desenvolvimento, constitui o documento fundamental para reconhecer o espírito com o qual se leva a cabo, as intenções e os frutos esperados pelo Papa que o convoca para a Igreja”.

O que é a Bula

A nota vaticana que informa da cerimônia do próximo dia 11 de abril, traz também um interessante relato histórico do termo “Bula”. Bula em italiano se diz ‘bolla’, que em espanhol se traduz ‘bola’, porque de fato a ‘Bolla’ era antigamente uma cápsula metálica redonda “utilizada para proteger o selo de cera unido através de um cordão a um documento de especial importância, com o fim de certificar sua autenticidade e consequentemente sua autoridade”. Com o transcorrer do tempo, ‘bolla’ indicou também o selo e depois todo o documento selado, “pelo que hoje em dia se utiliza para todos os documentos papais de especial importância que levam, ou ao menos tradicionalmente deveriam levar, o selo do Pontífice”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas