Gaudium news > Noite comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana

Noite comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana

Apucarana – Paraná (Quarta-Feira, 01/04/2015, Gaudium Press) A Diocese de Apucarana, no Estado do Paraná, realizará no dia 10 de abril, a partir das 19h, no Cine Teatro Fênix da cidade paranaense, uma noite comemorativa ao seu Jubileu de Ouro. O local do evento fica localizado na quadra abaixo da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A entrada é gratuita.

Algumas das atrações da noite serão a Exposição do Cinquentenário da Diocese de Apucarana, com o lema: “Os frutos que a Diocese colhe hoje são das sementes lançadas no passado”, com as principais peças do acervo do Museu Diocesano, e o concerto musical Cantate Domino com o lema: “A Diocese louva por sua história” reunindo 4 corais sob a regência do Maestro Adenor Leonardo Terra.

Além disso, serão montados no local os stands da Revista Família Cristã, com o lançamento de uma edição com um artigo especial escrito por Dom Celso Antônio Marchiori sobre os 50 anos da Diocese; do SAV-Serviço à Animação Vocacional; dos Terços Valdos; do Sistema D.A de Comunicação, mostrando o trabalho realizado na comunicação da Diocese e muito mais.

Mesmo a entrada sendo gratuita é preciso adquirir ingressos para participar do evento. Haverá dois pontos de busca dos ingressos: na secretaria da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, e na secretaria da Paróquia Santíssima Trindade Santuário Divino Pai Eterno de Arapongas.

História da Diocese de Apucarana

A Diocese foi criada no dia 28 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI (1963-1978) e instalada no dia 28 de março de 1965 com o início do pastoreio de Dom Romeu Alberti (1965-1982). A diocese estende-se num território geográfico composto por 36 municípios, 64 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 477.554 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 83,99% católicos, 12,72% de outras Igrejas cristãs e 3,29% se declaram sem religião.

A Diocese de Apucarana foi formada, a partir da Diocese de Londrina, nas parte Norte e Centro; Campo Mourão deu origem às Paróquias do Sul, do lado Sul do Rio Ivaí. No dia 9 de fevereiro de 1965, Dom Romeu Alberti, então bispo auxiliar do cardeal de São Paulo, recebe uma carta do Núncio Apostólico com o convite do Papa para ser Bispo de Apucarana. Mas os apucaranenses só ficaram sabendo o nome do seu 1º Bispo no dia 22 de fevereiro, e já no dia 4 de março estavam organizando as Comissões para recebê-lo, no dia 28.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas