Gaudium news > Jornada de Vigários e Encarregados da Educação no Chile é realizada em Santiago

Jornada de Vigários e Encarregados da Educação no Chile é realizada em Santiago

Santiago – Chile (Quinta-feira, 09-04-2015, Gaudium Press) Durante esta semana, se desenvolveu na capital chilena, uma nova versão da Jornada de Vigários e Encarregados da Educação, organizada pela Conferência Episcopal do Chile (CECh) e encabeçada pelo Bispo de Temuco, Dom Héctor Vargas, presidente da área da educação da mesma entidade.

Jornada de Vigários e Encarregados da Educação no Chile é realizada em Santiago.jpg

A esta atividade assistiram representantes de grande parte das dioceses chilenas para refletir sobre a formação integral que implica uma educação de qualidade; tudo isso, no contexto de importantes reformas legislativas que impulsiona o Governo e que afetam diretamente aos estabelecimentos católicos do país.

Durante a jornada do dia 07, foram apresentadas diversas experiências em torno do tema, destacando-se as palestras da Unapac (União Nacional de Padres de Apoderados de Colégios Católicos) e a Comissão Erec (Educação Religiosa Escolar Católica). Também estiveram presentes na instância o Superintendente de Educação, Alexis Ramírez, e o Secretário Executivo da reforma educacional, Andrés Palma.

A Igreja, um depósito de experiência acumulada em educação

Durante a jornada reflexiva, o Padre Ibar Astudillo, Vigário de Educação da Arquidiocese de Antofagasta, destacou a importância deste espaço de reunião, no qual é possível colocar em comum o vivido em cada território, relacionado com os diversos espaços do âmbito educativo no qual se desenvolva a Igreja, entre eles colégios, universidades católicas, assim como também a formação e guia de professores de religião.

O presbítero assinalou ainda que se deve considerar a Igreja como um “depósito de experiência acumulada em educação” e que esta deve ser tomada em conta ao momento de avançar nas mudanças que a sociedade chilena exige.

Acrescentou que resulta fundamental pôr no centro a pessoa humana, e que essa pessoa necessita uma formação integral. Em matéria de reforma educacional, ressaltou que os que se formam são pessoas, para que sejam felizes e vivam a verdadeira experiência da liberdade, sendo uma contribuição às suas famílias e à sociedade.

Esta atividade será concluída nesta quinta-feira, 09 de abril, com a participação dos vigários no “Seminário sobre lei de educação” organizado pela área Educação da CECh em conjunto com Fide (Federação de Instituições de Educação Particular). (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas