Gaudium news > Bento XVI comemora 88 anos, hoje

Bento XVI comemora 88 anos, hoje

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-04-2015, Gaudium Press) – O Papa emérito Bento XVI completa hoje 88 anos. No próximo domingo haverá outro “aniversário” vão completar 10 anos desde que foi eleito como 265º Papa da Igreja Católica.

Bento XVI.jpg

Na Casa Santa Marta, o Papa Francisco ofereceu a Missa matutina pelo Papa emérito: “Quero recordar que hoje é o aniversário do Papa Bento XVI. Eu ofereci a missa por ele e também convido a todos a rezar por ele, para que o Senhor lhe sustente e lhe dê muita alegria e felicidade”.

Bento XVI não participará de nenhuma celebração pública e passará estes dias em clima de recolhimento e oração, sem festejos especiais.

Foi o que disse seu secretário particular Dom Georg Gänswein, que também informou que o Papa Emérito “está bem, para a sua idade”, caminha todos os dias cerca de meia hora nos Jardins Vaticanos:

“Em geral eu vou com ele, rezamos juntos o terço. Ele, que sempre teve passo rápido, agora, seguindo conselho médico, usa um andador em seus passeios, e em casa, uma bengala”.

Dom Georg disse que Bento XVI “durante o dia reza, lê, estuda, responde a muitas cartas e frequentemente toca piano à tarde”, mas “não se dedica mais a escritos teológicos ou científicos; ele diz que com os três volumes sobre Jesus concluiu a sua obra”.

Quando completou 87 anos, o Papa Francisco felicitou-o por telefone e recordou-o na celebração da missa na Capela da Casa Santa Marta, convidando os fiéis a rezarem por ele.

O último aniversário como Papa foi quando ele completou 85 anos. Em 16 de abril de 2012, iniciou o dia de seu aniversário celebrando uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico Vaticano com a presença de seu irmão, um grupo de bispos da Baviera e uma delegação desta região alemã.

Um aniversário diferente foi o de 2008, quando o Pontífice completou 81 anos. Ele o comemorou na Casa Branca, com o então Presidente George W. Bush e sua esposa, na ocasião em que realizava uma visita pastoral aos Estados Unidos.

Um denominador comum acompanha os muitos aniversários de Joseph Ratzinger: a música. Em 2007, quando fez 80 anos, festejou a data assistindo um concerto realizado em sua homenagem pela orquestra sinfônica alemã da Rádio Televisão de Stuttgart. No programa havia peças musicais de Wolfgang Amadeus Mozart e Antonin Dvorák.

Destaca-se também seu primeiro aniversário como Papa. Era o dia 16 de abril de 2006, quando ele completava 79 anos. A data coincidiu com o fato de ele presidir pela primeira vez as celebrações da Páscoa.

Orações, música, poucas visitas, uma vida de ‘monge’: é que quer ser Papa emérito, desde que renunciou à Sé de Pedro, em 11 de fevereiro de 2013.

“No entanto, o pensamento da morte se faz cada vez mais presente”, revela seu Secretário, Dom Georg. “Falamos sobre isso muitas vezes, mesmo sendo ele pessoa muito discreta e reservada. Sua vida é uma arte cristã, porque preparar-se para a morte significa preparar-se ao encontro com Deus, um encontro decisivo”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas