Gaudium news > Chile promove III Seminário Internacional de Comunicação da Igreja

Chile promove III Seminário Internacional de Comunicação da Igreja

Santiago – Chile (Sexta-feira, 17-04-2015, Gaudium Press) Durante a última jornada do III Seminário Internacional de Comunicação da Igreja que se realizou esta semana na capital chilena, destacados expositores refletiram sobre as realidades da comunicação em seus contextos nacionais e laborais, fazendo presente os desafios que apresenta o desenvolvimento deste trabalho em “uma cultura de incerteza” e afirmando a necessidade de profissionalização das comunicações na Igreja.

Chile promove III Seminário Internacional de Comunicação da Igreja.jpg

Em relação com o anterior, o expositor Arturo Merayo, jornalista e Doutor em ciências da informação da Universidade Complutense de Madri, assinalou que “a partir do ponto de vista da comunicação, a Igreja cometeu erros: de ingenuidade, de falta de preparação, de ser excessivamente reativa. Pois apesar de realizar um sem número de atividades muito valiosas, estas não são visibilizadas de forma correta”.

Acrescentou ainda que “a comunicação da Igreja deve ser absolutamente profissional. Isso quer dizer, abordar os problemas com absoluta transparência, mas que as árvores não nos impeçam de ver o bosque, e portanto não focalizá-lo todo nos problemas, porque a Igreja também tem um montão de coisas positivas que está fazendo e que temos que oferecer para a opinião pública para que as conheça”.

Para Gustavo Entrala, reconhecido jornalista da Universidade de Navarra e que colaborou com o Papa Bento XVI na publicação de seu primeiro tweet, a introdução da Igreja ao processo de modernização das comunicações é um processo que já começou, e que teve impactos muito positivos.

“Pouco a pouco tem aumentado a presença da Igreja nos meios digitais, liderado pelo Papa, primeiro por Bento XVI e agora por Francisco”. A juízo de Entrala, isto significa um avanço muito importante porque as novas tecnologias podem ser uma grande ferramenta “na medida em que nos damos conta, e a Igreja se dá conta, de que este é um veículo de diálogo e de testemunho da Fé”.

A última jornada do seminário foi concluída com a Conferência “Por trás da reforma: Chaves para entender o pontificado de Francisco”, a cargo do palestrante Austen Ivereigh. Por sua vez, Dom Fernando Ramos, Presidente da Área de Comunicações da Conferência Episcopal do Chile foi encarregado de finalizar a jornada, valorizando a importância deste tipo de espaços de encontro e aprendizagem para os comunicadores da Igreja. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas