Gaudium news > Apresentado na Itália livro que fala sobre a visão antropológica de São João Bosco

Apresentado na Itália livro que fala sobre a visão antropológica de São João Bosco

Perugia – Itália (Sexta-feira, 17-04-2015, Gaudium Press) Sob o título “Dom Bosco – Antropologia relacional no bicentenário de seu nascimento (1815-2015)”, será apresentado nesta sexta-feira, 17, um livro que fala sobre o fundador da Família Salesiana a partir da visão antropológica. A apresentação desta obra, enquadrada nas comemorações pelos 200 anos de nascimento do santo italiano, ocorrerá às 17h durante um encontro na Sala das Teses do Departamento de Filosofia, Ciências Sociais, Humanas e de Formação da Universidade de Perugia, que contará com a presença do autor do livro, o sacerdote salesiano Carmine Mandia.

Apresentado na Itália livro que fala sobre a visão antropológica de São João Bosco 2.jpg

“Este livro trata de uma particular visão antropológica de Dom Bosco, que é aquela da pessoa relacional, na caridade-família, estruturada de uma acolhedora familiaridade, afeto e confiança; trinômio fundamental de Dom Bosco, onde se encarna empaticamente a doçura essencial do amor de família. Vem então exposta uma antropologia da recíproca relação familiar, cuja substância é a caridade-doçura do trinômio, do que deu exemplo o amor de Jesus, Coração Doce ‘Mestre da Familiaridade'”, descreve o autor em uma breve descrição do livro.

O Padre Mandia também aborda na obra outras dimensões antropológicas de São João Bosco, como a razão, a vontade, a consciência, o coração, o espírito e o corpo; que -de acordo com o autor- seguem sendo atuais, sobretudo no mundo globalizado. “A antropologia relacional familiar de Dom Bosco (…) resulta ser hoje de atualidade para a paz em nossa ‘aldeia global'”, descreve o sacerdote.

O sacerdote e autor desta obra é laureado em História e Filosofia pela Universidade Estatal de Turim, e em Teologia Pastoral pelas Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. O Padre Mandia também é docente emérito de Ciências Humanas, História, Filosofia e Religião das escolas secundárias.

Concerto em homenagem a Dom Bosco

Outros eventos também ocorrerão esta semana em homenagem ao santo salesiano. Este é o caso do concerto que ocorrerá no próximo dia 18 de abril na Igreja de São João Evangelista de Turim e que organizou a União Inspetoral de ex-alunos de Dom Bosco como contribuição às celebrações que ocorrem na cidade italiana -casa da Família Salesiana- no ano do Bicentenário.Apresentado na Itália livro que fala sobre a visão antropológica de São João Bosco 1.jpg

Para o encontro musical se constituiu um coro com os últimos ex-alunos, cooperadores e amigos do santo italiano, com a colaboração do Coro da Acadêmia Pagella e o Coro de Turim.

“O convite é para todos os cidadãos e em particular a quantos reconhecem o grande valor cristão e social da obra do santo dos jovens”, diz nota emitida pela Assessoria de Imprensa para Itália do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco.

Durante o concerto se apresentarão obras musicais de grandes mestres como Bach, Clapsoon, Pergolesi, Dvorak, Rossini, Bizet, Mascagni e Mauner; assim como algumas obras do maestro Giovanni Pagella, que foi o organista da Igreja de São João Evangelista em Turim, e é considerado o mais grande músico salesiano. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas