Gaudium news > Mais de 6 mil jovens participam da “Noite Branca da Fé” celebrada em Turim

Mais de 6 mil jovens participam da “Noite Branca da Fé” celebrada em Turim

Mais de 6 mil jovens participam da _Noite Branca da Fé_ celebrada em Turim 1.jpg

Turim – Itália (Terça-feira, 28-04-2015, Gaudium Press) O Santo Sudário e São João Bosco foram o epicentro da celebração da “Noite branca da Fé” que ocorreu na última sexta-feira, 24, em Turim com a participação de mais de 6 mil jovens. O evento teve lugar na cidade italiana por ocasião da ostentação extraordinária da Síndone -iniciada no último dia 19 de abril-, e do Bicentenário de nascimento do fundador da Família Salesiana.

“Esta noite não é escura nem triste, porque está iluminada com a luz da Páscoa do Senhor -o Círio Pascal nos recorda-. Está iluminada também por aquele ‘Amor maior’ de Jesus que nos ama como amigos e que se nos revela de modo forte no Santo Sudário e na vida de Dom Bosco, o ‘Santo dos jovens'”, disse Dom Cesare Nosiglia, Arcebispo de Turim e Custódio pontifício do Santo Sudário, aos milhares de jovens presentes ao referir-se ao lema “O Amor maior” que acompanha os eventos diocesanos deste ano de 2015.

Mais de 6 mil jovens participam da _Noite Branca da Fé_ celebrada em Turim 2.jpg

O prelado, também disse aos jovens que o amor maior é aquele que “vai mais além da comunidade de amigos e de discípulos com quem caminhamos”, já que este, “amplia o horizonte da missão para todos sem exclusão e com espírito de acolhida, respeitando e curando”.

Depois continuou: “O amor entra na vida e impregna o coração. Assim o fez Jesus, levando a todos, também aqueles que eram considerados distantes de Deus e marginalizados da comunidade, sua palavra e seu amor (…) Assim o fez Dom Bosco que a cada jovem que ia buscar nos cárceres ou nas ruas lhe dizia: te amo porque sois jovem. Não por ser bom, inteligente: me basta que tu sejas jovem para dar-te meu coração”.

A vigília começou na tarde da sexta-feira, 24, quando os jovens começaram a reunir-se no Parque Dora diante da igreja do Santo Rosto. Ali participaram de um festival musical e um encontro cultural que seguiu com a vigília que presidiu o Arcebispo de Turim diante do sinal da Cruz peregrina -que recorda a confiada aos jovens pelo Papa João Paulo II-, e continuou com uma peregrinação até a Catedral de Turim para venerar o Santo Sudário.

Mais de 6 mil jovens participam da _Noite Branca da Fé_ celebrada em Turim 3.jpg

“Sempre comove muito estar diante de um testemunho tão grande, como diz o lema, é ‘um amor muito grande’ vê-lo concretizado”, expressou com emoção uma jovem após venerar a Síndone.

Após presenciar o Santo Sudário, a jornada culminou com uma caminhada até a Basílica de Maria Auxiliadora diante da imagem de São João Bosco, para unir assim os dois acontecimento mais importantes deste ano de 2015 para a Arquidiocese de Turim.

“A noite branca da Fé”, foi organizada pela Arquidiocese de Turim, a partir da iniciativa ‘Turing for Young 2015’, com a colaboração da Arquidiocese de Milão. Entre os mais de 6 mil jovens, se fizeram presentes 3.300 procedentes da região da Lombardia, o resto pertencia ao Piamonte italiano.

Mais de 6 mil jovens participam da _Noite Branca da Fé_ celebrada em Turim 4.jpg

A Vigília também serviu de preparação para o grande encontro de jovens que ocorrerá em Turim entre os dias 19 a 22 de junho por ocasião da visita do Santo Padre Francisco. Para a ocasião se espera a presença de milhares de jovens procedentes de outros países, especialmente de Europa, que participarão no que se chamou o ‘Happening de los Oratorios’. Este evento compreende a visita dos lugares de Dom Bosco, o ingresso à Catedral de Turim para venerar o Santo Sudário e a Eucaristia que presidirá o Papa, além de encontros juvenis. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas