Gaudium news > Aplicativo ensina jovens a conhecer a Bíblia Sagrada

Aplicativo ensina jovens a conhecer a Bíblia Sagrada

Redação (Terça-feira, 05-05-2015, Gaudium Press) A Fundação Ramón Pané em união com a “American Bible Society” dos Estados Unidos, apresentou o aplicativo “Build your Bible” -“Construa tua Bíblia”- que ajuda aos jovens a conhecer a Bíblia: um dos maiores desafios que tem os pais de família que fomentam o crescimento da Fé de seus filhos, e uma das tarefas mais urgentes de catequistas e educadores.

Aplicativo ensina jovens a conhecer a Bíblia Sagrada 2.png

“O jovem de hoje não tem uma relação com as Sagradas Escrituras. Mais de 40% dos jovens de hoje não leem, não abriram nunca um texto bíblico, não se interessam, ou acham irrelevante (…) Como é possível que o mundo cristão se dê o luxo de que nossa juventude cada vez tenha menos cultura bíblica? Um modo de reverter esta situação é criando agora aplicativos que levem o jovem através de seu interesse, sua busca e seu jogo, a interagir com a Palavra de Deus”, disse Mario J. Paredes, diretor do ‘Catholic Ministries Department’ da ‘American Bible Society’, que foi entrevistado pela Rome Reports.

Por isso o ‘app’, que se dirige especialmente aos jovens entre os 12 e 18 anos, foi desenvolvido como um jogo, para que as novas gerações se aproximem das Sagradas Escrituras de uma maneira lúdica. Como comentou à Rome Reports Riardo Grzona, presidente da Fundação Ramón Pané: “O jogo é a maneira da linguagem. Se alguém se recorda, quando era criança aprendeu muitas coisas, senão todas, brincando”, por isso “propomos que seja um jogo e não uma biblioteca de estudo, porque se o fizéssemos assim perderíamos 90% de nossos jovens, que era nosso interesse principal”.Aplicativo ensina jovens a conhecer a Bíblia Sagrada 1.png

Os jovens devem participar de um concurso de perguntas que lhes permitirá completar os livros que compõem a Bíblia. Quanto mais perguntas se respondam, os usuários poderão obter mais livros para sua biblioteca; inclusive enquanto vai se completando os níveis, também podem construir sua própria Bíblia ao comprar novos livros. Um jogo que pode ser realizado por si mesmo ou desafiando de maneira amigável a seus familiares ou próximos através do Facebook.

Como complemento, o aplicativo móvel inclui reflexões para a Lectio Divina, assim como orações da Igreja Católica.

Recentemente o ‘app’ foi apresentado no Vaticano para incentivar o conhecimento da Palavra de Deus entre os jovens. Intervieram na apresentação o Cardeal Raffaele Farina, arquivista do Arquivo Secreto Vaticano e bibliotecário emérito da Biblioteca Vaticana; o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli; o Presidente da Fundação Ramón Pané, e o diretor do ‘Catholic Ministries Departmen’ da ‘American Bible Society’, entre outros.

“Construa tua Bíblia” se encontra disponível gratuitamente no Google Play para os sistemas Android, e na Apple Store para os dispositivos com sistema operativo iOS. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas