Gaudium news > Papa: faz bem pensar no momento da nossa despedida final

Papa: faz bem pensar no momento da nossa despedida final

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-05-2015, Gaudium Press) – A homilia do Papa Francisco durante a Missa matutina que ele celebrou na Capela da Casa Santa Marta foi centralizada no discurso de Jesus antes da Paixão e na despedida de São Paulo, em Mileto, antes de ir para Jerusalém.

Casa santa marta.jpg

Estas leituras da liturgia do dia deram ao Papa subsídios para ele poder falar sobre o significado do “adeus” cristão.

As despedidas

“Jesus se despede, Paulo se despede e isso nos ajudará a refletir sobre nossas despedidas”, disse o Papa para iniciar sua reflexão observando:

“existem tantas despedidas”, pequenas e grandes, e há também “tanto sofrimento e lágrimas”. Foi, então, que o pensamento do Pontífice dirigiu-se logo para os que são vítimas das perseguições e por isso obrigados a fugir:

“Pensemos hoje naqueles pobres de etnia (rohingya) de Mianmar. No momento de deixar suas terras para fugir das perseguições, não sabiam o que lhes aconteceria. E há meses estão numa embarcação, ali…

Chegam a uma cidade, onde lhes dão água e alimentos, e dizem: ‘vão embora daqui’. É uma despedida. Aliás, hoje acontece uma grande despedida existencial. Pensem na despedida dos cristãos e dos iezites (cristãos iraquianos), que acreditam não poder voltar mais para sua terra, porque foram expulsos de casa. Hoje”.

Francisco lembrou que existem pequenas e grandes despedidas na vida, como a “despedida da mãe, que saúda, dá o último abraço ao filho que parte para a guerra; e todos os dias se levanta com o medo de que alguém lhe diga: ‘agradecemos muito pela generosidade de seu filho, que deu a vida pela pátria’.

Existe também, disse ele, a “última despedida que todos nós devemos fazer, quando o Senhor nos chama para o outro lado. Eu penso nisto!”.

Despedidas e Adeus

Francisco recordou que as grandes despedidas da vida, “inclusive a última, não são as despedidas como um ‘até logo’, ou um ‘até breve’, que são as despedidas que indicam um regresso imediato ou depois de uma semana: são despedidas que não se sabe quando e como voltarei”.

E o Papa disse ainda que o tema do ‘adeus’ está presente também nas artes e nas músicas:

“Vem-me uma, em mente, a dos alpinos, quando o capitão se despedida dos seus soldados: o testamento do capitão.

Eu penso, interrogou olhando para os presentes, na grande despedida, na minha grande despedida, não quando digo, ‘até depois’, ‘até mais tarde’, ‘até breve’, mas ‘adeus’?

Adeus e confiar ao Pai

Recordando as leituras do dia, Francisco acentuou que os textos dizem a palavra ‘adeus’.

Paulo confia a Deus os seus companheiros e Jesus confia ao Pai os seus discípulos, que permanecem no mundo. ‘Eles não são do mundo, mas cuida deles’.

Confiar ao Pai, confiar a Deus: esta é a origem da palavra ‘adeus’.

Nós dizemos “adeus” somente nas grandes despedidas, sejam as despedidas da vida, seja a última”.

Faz bem pensar na despedida deste mundo

“Eu creio que, com estes dois ícones – o de Paulo, que chora, de joelhos na praia, todos ali, e Jesus, triste, porque ia para a Paixão, com os seus discípulos, chorando no seu coração – podemos pensar na nossa despedida. Vai nos fazer bem. Quem será a pessoa que vai fechar os meus olhos?”: são palavras do Papa.

Estou preparado?

“O que eu deixo? Tanto Paulo quanto Jesus, todos os dois, nestas duas passagens fazem uma espécie de exame de consciência: ‘Eu fiz isso, isso, isso …’ E eu o que fiz? Mas nos faz bem nos imaginarmos naquele momento.

Quando será, não sabemos, mas haverá o momento no qual ‘até depois’, ‘até breve’, ‘até amanhã’, ‘até mais’ vai se tornar ‘adeus’.

Estou preparado para confiar a Deus todos os meus entes queridos? Para confiar-me a Deus? Para dizer aquela palavra que é a palavra da entrega do filho ao Pai? “

Conselho

Antes de terminar suas reflexões, Francisco deixou um conselho. Ele aconselhou que fossem relidas as leituras de hoje sobre a despedida de Jesus e de Paulo e “pensar que um dia” também nós deveremos dizer a palavra “adeus”: “A Deus confio a minha alma; a Deus confio a minha história; a Deus confio os meus entes queridos; a Deus confio tudo”.

Sua invocação final foi feita com estas palavras: “Que Jesus morto e ressuscitado envie-nos o Espírito Santo, para que aprendamos a palavra, aprendamos a dizê-la, existencialmente, com toda a força: a última palavra, adeus”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas