Gaudium news > Núncio Apostólico preside inauguração de Santuário em diocese cearense

Núncio Apostólico preside inauguração de Santuário em diocese cearense

São Benedito – Ceará (Sexta-feira, 22-05-2015, Gaudium Press) Em São Benedito, no Ceará, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, celebrou a Santa Missa de inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado na cidade cearense de São Benedito, pertencente à Diocese de Tianguá, próximo a Serra de Ibiapaba.

Núncio Apostólico preside inauguração de Santuário em diocese cearense1.jpg

Nesta ocasião, segundo a organização, estiveram presentes mais de 5 mil fiéis na cerimônia, que contou ainda com as presenças dos bispos regionais da CNBB, e do reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, Portugal, Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas.

A postuladora dos Pastorinhos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Irmã Ângela de Fátima Coelho da Rocha Pereira da Silva, entre outras autoridades eclesiásticas do clero cearense também marcaram presença na celebração.

Vale ressaltar que essa cerimônia fez parte da programação da visita Dom D’Aniello à Diocese de Tianguá. Recentemente, o Núncio Apostólico fez uma visita ao seminário e ao mosteiro da cidade.

Núncio Apostólico preside inauguração de Santuário em diocese cearense2.jpg

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Situado na Serra da Ibiapaba, oeste cearense, o Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima recebia, desde a década de 1950, as peregrinações da Imagem da Padroeira de Portugal, vinda do Santuário da Cova da Iria. E nisso, surgiu o costume das missas no templo cearense, celebradas sempre no dia 13 de maio.

Em uma das viagens feitas pelos grupos beneditinos a Fortaleza, no final da década de 1990, para participar das celebrações no Santuário cearense, o Padre Antonio Martins Irineu foi solicitado para que fossem realizadas celebrações também em honra a São Benedito.

Então, durante uma de suas viagens ao Santuário de Fátima, em Portugal, o sacerdote pensava seriamente em construir um templo mariano na Serra de Ibiapaba.

Mais tarde, depois de feitas inúmeras campanhas, e consequentemente, com a popularização das missas do dia 13 no território nordestino, o Santuário em memória a Nossa Senhora de Fátima iniciou seu processo de edificação, em dezembro de 2005.

No mês de abril de 2006, o Santuário português fez a doação de uma Imagem da Virgem de Fátima, como forma de presentear o templo cearense e seus devotos.

Núncio Apostólico preside inauguração de Santuário em diocese cearense3.jpg

Já na celebração de inauguração e dedicação do Santuário, a Imagem da Padroeira da igreja foi entronizada, e na sequência, foram oferecidas as relíquias dos pastores que vivenciaram as aparições na Cova da Iria, em um gesto simbólico de união dos dois locais de devoção. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB e Santuário de Nossa Senhora de Fátma – São Benedito – Ceará

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas