Gaudium news > JMJ-Cracóvia-2016 já provoca movimentação na mídia

JMJ-Cracóvia-2016 já provoca movimentação na mídia

Cracóvia (Sexta-feira, 22-05-2016, Gaudium Press) – A Jornada Mundial da Juventude 2016, será em Cracóvia, na Polônia. O evento acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho do ano que vem.

Ainda estando separados da JMJ-2016 por pouco mais de um ano, o interesse da mídia em torno do evento já é grande e tende a crescer.jmj-2016.jpg

Foi por causa disso mesmo que o Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo Metropolita de Cracóvia assinou carta de intenções com Marcin Przeciszewski, Presidente da Agência Católica de Informações Pololenas (Kai), sobre a colaboração recíproca no serviço de cobertura midiática, não somente da JMJ, mas também do período que compreende a fase preparatória do evento.

Na carta de intenções pode-se ler a afirmação de que “As Jornadas Mundiais da Juventude oferecem a possibilidade de acentuar a presença da Igreja na mídia, para mostrar ao mundo como os jovens se alegram na própria fé”.

Por se lado, o Coordenador Geral do Comitê Organizador da JMJ, Dom Damian Muskus, afirma que “desejamos conduzir o compromisso e o envolvimento das mídias leigas para o aprofundamento da consciência da Jornada, deste incrível encontro dos jovens que se reúnem com o Papa para experimentarem juntos a ele a alegria de partilhar a fé”.
Estas parcerias, sem dúvida, possibilitam mostrar ao mundo a alegria dos jovens ao partilhar a fé: e isso é muito importante.

Dom Muskus explicou que “A experiência desta JMJ para os jovens de todo o mundo depende em grande parte de como será formulada a mensagem, quer no campo informativo, quer nas atividades de caráter pastoral e formativo”. “Todos vivemos em uma realidade marcada pela mídia e quem sabe a JMJ contribuirá para despertar nos jornalistas o sentido de responsabilidade que se espera deles”.

Um evento sem precedentes

Já o Presidente da Kai, por sua vez, afirma: “nos organizaremos para obter um serviço de imprensa infalível a nível mundial, fornecendo estruturas adequadas nos diversos locais em que estará presente o Santo Padre e onde se reunirão os jovens”. “Defendemos que a JMJ é uma ocasião extraordinária para a Igreja na Polônia, mas também para todos os poloneses, pois, é um evento sem precedentes para o país”.

JMJ-2016: a primeira após a canonização de seu idealizador

A Jornada Mundial da Juventude 2016 terá como lema “Bem-aventurados os misericordiosos, pois encontrarão misericórdia” (Mt 5,7). Ela será precedida pelas “Jornadas Diocesanas”, que se realizarão de 20 a 25 de julho de 2016 em diversos lugares da Polônia.

O Papa Francisco é esperado na Polônia e deverá ali permanecer entre os dias 28 e 30 de julho. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas