Gaudium news > “Pentecostes revive início da Igreja”, diz Papa na Audiência Geral

“Pentecostes revive início da Igreja”, diz Papa na Audiência Geral

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 25-05-2015, Gaudium Press) – Neste domingo de Pentecostes, da Janela dos Aposentos Pontifícios, o Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Coeli com os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Pentecostes revive início da Igreja.jpg

Durante a tradicional Audiência Geral dominical, na alocução que precede a oração, o Pontífice lembrou que “a festa de Pentecostes nos faz reviver o início da Igreja”.

Disse Francisco: “O Livro dos Atos dos Apóstolos narra que cinquenta dias depois da Páscoa, na casa onde se encontravam os discípulos de Jesus, veio do céu um ruído, como o agitar-se de um vendaval impetuoso, e todos ficaram repletos do Espírito Santo. Os discípulos foram completamente transformados por essa efusão e o medo cedeu o lugar para a coragem, o fechamento para o anúncio e toda dúvida foi expulsa pela fé, cheia de amor. É o batismo da Igreja que começa assim o seu caminho na história, guiada pela força do Espírito Santo”.

Para o Papa, “Aquele evento, que mudou o coração e a vida dos Apóstolos e dos discípulos, repercutiu fora do Cenáculo. Aquela porta que ficou fechada durante cinquenta dias se abriu plenamente e a primeira comunidade cristã, não mais fechada em si mesma, começa a falar às multidões de várias proveniências sobre as grandes coisas que Deus fez, ou seja, sobre a Ressurreição de Cristo que foi crucificado.

Cada um dos presentes ouve os discípulos falar em sua própria língua. O dom do Espírito restabelece a harmonia das línguas que tinha sido perdida em Babel e prefigura a dimensão universal da missão dos Apóstolos. A Igreja nasce universal, una e católica, com uma identidade precisa, mas aberta, que abraça o mundo inteiro, sem excluir ninguém”, quis ainda frisar o Santo Padre.

Segundo o Santo Padre, “o Espírito Santo derramado no Pentecostes, no coração dos discípulos é o início de uma nova era: a era do testemunho e da fraternidade”.

“É uma época que vem do alto, de Deus, como as chamas de fogo que pousaram sobre a cabeça de cada discípulo. Era a chama do amor que queima toda amargura; era a língua do Evangelho que atravessa os confins impostos pelos homens e toca os corações da multidão, sem distinção de língua, raça ou nacionalidade.”

O Espírito Santo hoje

“Como no dia de Pentecostes, o Espírito Santo é derramado continuamente também hoje sobre a Igreja e sobre cada um de nós para sairmos de nossa mediocridade e de nossos fechamentos e comunicar ao mundo o amor misericordioso do Senhor. Esta é a nossa missão! Também nos foi dado como dom a língua do Evangelho e o fogo do Espírito Santo para proclamarmos Jesus ressuscitado, vivo e presente em nosso meio, e aproximar os povos a Ele que é caminho, verdade e vida”, sublinhou ainda Francisco.

Intercessão de Maria

Encerrando, Francisco lembrou-se de Nossa Senhora e recomendou: “Confiemo-nos à materna intercessão de Maria, que estava presente como Mãe em meio aos discípulos no Cenáculo, para que o Espírito Santo desça abundantemente sobre a Igreja de nosso tempo, encha os corações de todos os fiéis e acenda neles o fogo de seu amor”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas