Gaudium news > Cardeal Dom Cláudio Hummes celebra 40 anos de episcopado

Cardeal Dom Cláudio Hummes celebra 40 anos de episcopado

São Paulo (Segunda-feira, 25-05-2015, Gaudium Press) O Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes, celebra nesta segunda-feira, 25 de maio, seus 40 anos de ordenação episcopal.

Cardeal Dom Cláudio Hummes.jpeg

Considerada uma marca importante para o episcopado brasileiro, o purpurado emérito presidirá logo mais, às 19h30, uma Santa Missa em Ação de Graças pelo seu aniversário, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Diocese de Santo André, onde foi bispo por 21 anos.

Auri Afonso Hummes é oriundo da cidade de Montenegro, interior do Rio Grande do Sul, sendo o terceiro de uma família de 13 irmãos. Iniciou seus estudos em colégios administrados por religiosos.

Com apenas 17 anos, optou por seguir a vida religiosa, e então, ordenou-se sacerdote em 3 de agosto de 1958, na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, se tornando membro da Ordem Franciscana dos Frades Menores.Cardeal Dom Cláudio Hummes2.jpg

Tendo como lema episcopal “Vós sois todos irmãos”, é formado em filosofia e realizou cursos no Vaticano e na Suíça. Depois, entre os anos de 1975 a 1996, foi bispo da Diocese de Santo André, e em 1996, Arcebispo de Fortaleza, no Ceará.

No ano de 1998 foi nomeado Arcebispo de São Paulo, sucedendo assim Dom Paulo Evaristo Arns. Em fevereiro de 2001, foi criado cardeal pelo então Papa São João Paulo II.

Dom Hummes administrou a Arquidiocese de São Paulo até 30 de outubro de 2006, pois naquela época, o Papa Bento XVI o havia nomeado prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano.

No dia 7 de outubro de 2010, entregou seu pedido de renúncia por limite de idade ao Santo Padre.

Atualmente, o Cardeal Emérito é o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, organismo da CNBB.

Entre suas experiências mais marcantes foram as participações nos dois últimos Conclaves que elegeram os papas Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013, que considera o brasileiro o seu amigo mais próximo e responsável pela indicação do nome papal ao Pontífice, em memória dos pobres e necessitados.

Em agosto de 2014, depois de completar 80 anos, deixou de fazer parte do grupo dos cardeais eleitores em um futuro Conclave. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas