Gaudium news > Nova Veneza se prepara para 64ª Romaria e Festa de Caravaggio

Nova Veneza se prepara para 64ª Romaria e Festa de Caravaggio

Criciúma – Santa Catarina (Segunda-Feira, 25/05/2015, Gaudium Press) Romeiros de todos os cantos da Região Sul do Estado de Santa Catarina se dirigem ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, no Distrito de Caravaggio, na cidade de Nova Veneza. Desde sexta-feira, dia 22 de maio, até domingo, dia 31, a comunidade católica celebra a 64ª Romaria e Festa de sua padroeira, venerada por toda a Diocese de Criciúma.

As atividades tiveram início no dia 22, com a novena em preparação à festa. O encontro de abertura contou com a participação dos formadores e dos 24 seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, que no dia 26 de agosto comemorará 15 anos de fundação. Às 18h, aconteceu a oração do terço no seminário, seguida pela procissão motorizada até o Santuário, onde houve Missa às 19h30.

No sábado, dia 23, ocorreu a transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cidade Mineira. Às 19h, o Padre Gabriel Dalmolin celebrou a Santa Missa. Ontem, dia 24, foi realizada a procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo da Baixada, da residência da família do Sr. Enerino Milanez. Logo após, houve a Celebração Eucarística, presidida por Frei José Milanez.

Hoje, dia 25, a procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partirá do Alto Caravaggio, da residência da família do Sr. Zeferino Milanez. Às 19h30, será realizada a Santa Missa. No Dia da Aparição, 26 de maio, ocorrerão missas às 9h e 15h. Mais tarde, às 18h, haverá procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo de Vila São José, da residência da família da Sra. Adelaide Gava Somariva, passando pelas ruas de Caravaggio. Às 19h30, haverá mais uma missa.

Na quarta-feira, dia 27, a procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora sairá da Vila Higino Romagna, da residência da família da Sra. Vilma Romagna. A Celebração Eucarística será presidida pelo Padre Osvaldir Ribeiro Mendes, às 19h30. No dia 28, acontecerá a tranladação motorizada com a imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha. O Frei Jacir Antônio Zolet celebrará a Santa Missa, às 19h30.

Seguindo com a programação, no dia 29 deste mês, haverá a transladação motorizada da imagem partindo da Igreja Santo Agostinho, de Rio Maina, seguida de Missa, às 19h30. No dia seguinte, em 30 de maio, será realizada uma Celebração Eucarística, às 10h, e, outra, às 15h. Na sequencia, às 18h40, acontecerá a transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Igreja São Marcos, de Nova Veneza, seguida de Missa. Após a celebração, haverá um show com o Padre Ezequiel Dal Pozzo.

No dia da Romaria, 31 de maio, as atividades terão início às 6h, com alvorada festiva. Logo depois, às 7h e 8h serão realizadas celebrações eucarísticas. Às 9h, ocorrerá a transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora partindo da Paróquia Santa Bárbara. Em seguida, às 10h, haverá a Santa Missa no Santuário, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach e concelebrada pelos demais presbíteros presentes.

No turno da tarde, a partir das 13h30, acontecerá Missa e benção da saúde, presidida pelo Padre Ezequiel Dal Pozzo. Depois, às 15h30, Frei Antério Parise, pároco da Paróquia de São João do Sul, celebrará outra Missa. O encerramento da festa se dará às 17h, com a oração do Terço a cargo do Apostolado da Mãe Peregrina e da Equipe 03 – Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No ano passado, mais de 75 mil peregrinos rumaram ao Santuário, e destes, mais de 50 mil só no dia da Romaria. Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Criciúma, está é a maior festa religiosa do Sul do Estado e também o primeiro pólo de turismo religioso de Santa Catarina, com o dia 26 de maio lembrado no calendário oficial como o dia de Nossa Senhora de Caravaggio.

O Santuário Nossa Senhora do Caravaggio fica localizado na Avenida José Ronchisem número, no bairro Caravaggio, em Nova Veneza. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (48) 3476-0098.

História de Nossa Senhora de Caravaggio

Conta a história que Nossa Senhora apareceu a camponesa Joaneta Varioli, em 1432, na cidadezinha de Caravaggio, no Norte da Itália, no dia 26 de maio. A camponesa, que sofria maus tratos do marido, saiu de casa para colher ervas e aflita, em prantos, pediu socorro Maria, Mãe de Jesus. Entre a dor e a súplica, a camponesa vê uma bela e alta senhora, que pede ao povo que volte a fazer penitência e vá orar na Igreja no sábado à tarde em agradecimento aos castigos afastados. Joaneta leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem, para solicitar-lhes os acordos de paz. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas