Gaudium news > Dom Oscar Romero foi declarado beato

Dom Oscar Romero foi declarado beato

San Salvador (Segunda-feira, 25-05-20145, Gaudium Press) – No sábado, 23 de maio, foi beatificado Dom Oscar Arnulfo Romero, A beatificação foi realizada em San Salvador, capital salvadorenha, com a presença do Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas do Santos que deslocou-se de Roma com a específica finalidade de presidir as cerimônias.

Uma multidão participou da Missa seguindo o cerimonial litúrgico da Beatificação que foi realizada na Praça diante da catedral. Nela também estiveram presentes alguns chefes de Estado e grande quantidade de religiosos, bispos e arcebispos.

Em suas palavras proferidas na ocasião da Eucaristia por ele presidida, o Cardeal Amato descreveu Dom Romero como sendo “homem de fé profunda e esperança inquebrantável”.

O Cardeal Amato recordou uma frase de Dom Romero, escrita em seu diário quando ainda seminarista: “Com o seu tudo e com o meu nada faremos muito” e, segundo afirmou, isto era um ideário caracterizador de que o “martírio de Romero não foi uma improvisação, mas o ápice de um caminho espiritual”.

A morte de Dom Oscar deu-se em 24 de março de 1980. Ele foi morto por um franco-atirador, enquanto celebrava missa na capela do Hospital da Divina Providência, em San Salvador.

24 de março foi escolhido como o dia em que ele será recordado liturgicamente pelos fiéis. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas