Gaudium news > Iniciado Ano Jubilar pelo V Centenário do Nascimento de São Filipe Néri

Iniciado Ano Jubilar pelo V Centenário do Nascimento de São Filipe Néri

Roma – (Terça-feira, 26-05-2015, Gaudium Press) – Com uma celebração eucarística na Igreja de “Santa Maria in Vallicella”, centro de Roma, teve início nesta segunda-feira (25/05) o Ano Jubilar instituído em razão do V Centenário do nascimento de São Filipe Néri (1515 a 2015).

felipe neri.jpg

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Procurador Geral da Confederação do Oratório de São Filipe Néri, Pe. Mario Alberto Avilés, C.O. Logo no início dela pode-se ler que “O estado permanente de missão da Igreja requer de vocês, filhos espirituais de São Filipe Néri, que não se satisfaçam com uma vida medíocre, pelo contrário, na escola de seu fundador, vocês são chamados a serem homens de oração e de testemunho para atrair as pessoas a Cristo”.

“Filipe foi guia de muitos, anunciando o evangelho e dispensando os Sacramentos. Em particular, dedicou-se com grande paixão ao ministério da Confissão, até a tarde de seu último dia terreno”, observa o Papa em sua mensagem.

Francisco lembra o fato histórico de São Filipe ter recebido o apelativo de “Apóstolo de Roma” e destaca que graças também ao seu apostolado, o empenho pela salvação das almas voltava a ser uma prioridade na ação da Igreja; “se compreendia novamente que os Pastores devem estar com o povo para guiá-lo e apoiá-lo na fé”.

São Filipe Néri foi um apaixonado no anúncio da Palavra de Deus, diz o Papa que ainda o descreve o descreve como “autêntico pai e mestre das almas”, e que “sua paternidade espiritual transparece em todo seu agir, caracterizado pela confiança nas pessoas”, pelo espírito de festa e alegria, pela convicção de que a graça não suprime a natureza, mas a robustece e a aperfeiçoa.

O Santo Padre afirma que São Filipe Néri continua sendo um luminoso modelo da missão permanente da Igreja no mundo e a perspectiva de sua abordagem ao próximo, para testemunhar a todos o amor e a misericórdia do Senhor, “pode constituir um válido exemplo para bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos”.

O Papa quis frisar que em São Felipe Neri “Sua profunda convicção era de que o caminho da santidade se fundamenta na graça de um encontro – o encontro com o Senhor – acessível a toda e qualquer pessoa, em todo e qualquer estado ou condição, que o acolha com o estupor das crianças”.

O Papa quis concluir sua Mensagem confiando os filhos espirituais de São Filipe Néri a Nossa Senhora para que na companhia de Maria o caminho da adesão a Cristo seja sempre mais forte e que haja empenho por um zelo cada vez mais verdadeiro no testemunho e pregação do Evangelho”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press com informações Rádio Vaticana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas