Gaudium news > 8º módulo da Escola de Formação Bíblico-Teológica de Maringá

8º módulo da Escola de Formação Bíblico-Teológica de Maringá

Maringá – Paraná (Terça-Feira, 26/05/2015, Gaudium Press) A Escola de Formação Bíblico-Teológica da Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, dará início ao seu módulo 8 no próximo dia primeiro de junho. Está previsto que o encerramento das atividades se dará no dia 30 de agosto. Quem tem interesse em participar deve procurar as secretarias das paróquias para obter mais informações sobre inscrições.

A presença mínima exigida nas aulas é de 75%. O aluno receberá um certificado por módulo que concluir. Os frequentadores do curso devem ter o material para acompanhar as aulas, que pode ser adquirido na paróquia. Esse é um material básico de apoio, a fim de dar unidade tanto ao conteúdo dos módulos quanto unidade entre as paróquias, que estarão vendo o mesmo conteúdo em cada módulo.

A realização deste projeto foi motivada pelo Documento de Aparecida, n. 306, que diz assim: “Se queremos que as paróquias sejam centros de irradiação missionária em seus próprios territórios, elas devem ser também lugares de formação permanente. Isso exige que se organizem nelas várias instâncias formativas que assegurem o acompanhamento e o amadurecimento de todos os agentes pastorais e os leigos inseridos no mundo”.

Segundo o 23º Plano de Ação Evangelizadora 2013-2016 da Arquidiocese de Maringá, para que os leigos cumpram sua missão com responsabilidade pessoal eles necessitam de uma sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para testemunharem Cristo e dos valores do Reino de Deus.

A Escola de Formação Bíblico-Teológica foi criada porque não é possível enfrentar os desafios da evangelização sem formação, além do que em todas as assembleias e avaliações realizadas na arquidiocese paranaense apareceu a formação como uma necessidade urgente. Outro fator determinante para a realização da proposta foi o fato de que nas paróquias a participação será muito maior devido a proximidade e fácil acesso das pessoas.

Mais uma justificativa da arquidiocese para a existência dessa escola foi a ideia de concentrar a formação teológica básica dos leigos numa só escola paroquial fará com que se aproveitem melhor os recursos, pois as pastorais e movimentos só poderão dar formações sobre sua área específica, uma vez que a formação básica é dada agora na paróquia. Além disso, o curso favorece a gradualidade, já que é feito por módulos, e proporciona uma formação local permanente dos leigos, uma vez que recebe professores de fora.

Programação do módulo

  • Região Pastoral Jandaia do Sul: São Pedro do Ivaí (História da Igreja); Bom Sucesso(Antropologia / Escatologia); Kaloré (Mariologia); Marumbi (Bíblica II); Jandaia do Sul(Bíblica II); Mandaguari – Nossa Senhora Aparecida (Eclesiologia); Mandaguari – Bom Pastor (Trindade); Marialva (História da Igreja); Aquidaban (Direito Canônico).
  • Região Pastoral Sarandi-Nossa Senhora das Graças: Nossa Senhora das Graças (Deus – Criação); N. Sra. da Esperança (Moral); São Paulo Apóstolo (Litúrgica II); Santa Terezinha (Cristologia); São Miguel Arcanjo (Bíblica II); São Silvestre (Trindade e Graça I); São Bonifácio (Litúrgica II).
  • Região Pastoral São José Operário: São José Operário (Antropologia/Escatologia); N. Sra. da Liberdade (Direito Canônico); Nossa Senhora do Rosário (Bíblica I); São Mateus (Trindade e Graça I); São Francisco de Assis (Espiritual); Divino Espírito Santo(Fundamental).
  • Região Pastoral Nossa Senhora Aparecida: Santo Antônio de Pádua (História da Igreja); Nossa Senhora Aparecida (Eclesiologia); São Judas Tadeu (Cristologia); Santa Paulina (Bíblica II); Santa Isabel (Bíblica I); Santa Maria Goreti (Mariologia).
  • Região Pastoral Catedral: Catedral (História da Igreja); Menino Jesus de Praga (Bíblica II); Nossa Senhora de Guadalupe (Cristologia); Santa Rita de Cássia (Litúrgica I); Cristo Ressuscitado (Moral); Floresta (História da Igreja); Itambé (Litúrgica II).
  • Região Pastoral Santa Cruz: Ivatuba (Bíblica I); Doutor Camargo (Direito); Paiçandu – Santo Cura d’Ars (Cristologia); Paiçandu – Jesus Bom Pastor (Fundamental); Santa Joaquina de Vedruna (Trindade e Graça I); N. Sra. do Perp. Socorro (Bíblica II); Iguatemi (Antropologia/Escatologia); Mandaguaçu (Cristologia).
  • Região Pastoral Castelo Branco: Ourizona (Antropologia/Escatologia); São Jorge do Ivaí (Espiritual); Floraí (Bíblica II); Presidente Castelo Branco (Fundamental); Atalaia (Trindade e Graça I).
  • Região Pastoral Paranacity: Nova Esperança (Deus / Criação) e Paranacity (Pastoral).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas