Gaudium news > Roma acolhe Encontro Mundial de Novas Formas de Vida Consagrada

Roma acolhe Encontro Mundial de Novas Formas de Vida Consagrada

Roma – Itália (Quinta-feira, 28-05-2015, Gaudium Press) Enquadrado dentro do Ano da Vida Consagrada, nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30, ocorrerá em Roma o III Encontro Mundial de Novas Formas de Vida Consagrada. Participarão por volta de 30 institutos e associações de direito pontifício e diocesano que foram aprovadas como vida consagrada ou que se encontrem neste caminho.

Roma acolhe Encontro Mundial de Novas Formas de Vida Consagrada.jpg

María Isabel Chacón Gil, Missionária Idente (do Instituto Id de Cristo Redentor) e que faz parte da equipe organizadora do evento, em entrevista para a Rádio Vaticano disse que são vários os objetivos do encontro, entre eles “continuar o caminho que se começou a partir do ano de 2011”, refletir “como comunidades sobre os elementos comuns de nossa forma de vida consagrada e também os aspectos próprios de cada carisma”, e reconhecer “a beleza destes carismas e também a contribuição peculiar, tanto com os gozos como as dificuldades, que as novas formas vão encontrando no caminho”.

Além disso, por parte da organização do encontro, se pretende “oferecer nossa reflexão à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, de forma que possamos oferecer luz, esclarecendo nossa forma de vida consagrada para uma posterior legislação”.

Tudo isto -como prosseguiu Chacón Gil- “nos ajudará a aprofundar nos aspectos próprios dos novos carismas que recebemos através dos fundadores por inspiração do Espírito Santo”, e permitirá um maior acompanhamento “no processo de reconhecimento, seja canônico, que se vai vivendo”.

“Nos demos conta que é uma instância muito apreciada, porque é uma nova forma de poder dar uma mão à Congregação neste processo e as missas comunidades que se encontram, às vezes, sem muita orientação de como seguir dando passos em seu processo de reconhecimento”, acrescentou Chacón Gil.

Por sua vez, para David Rolo Cabello, também entrevistado pela Rádio Vaticano e que também faz parte da equipe organizadora do Encontro, foi uma bênção que o evento tenha ocorrido durante o Ano da Vida Consagrada: “Foi uma graça para nós que coincidisse o encontro com o Ano da Vida Consagrada (…) Nos sentimos integrados em toda a dinâmica da Vida Consagrada, em toda a Igreja. É nosso grão de areia que queremos dar a toda essa reflexão que a Igreja está fazendo (…) toda a revitalização da chamada à vida consagrada”.

O encontro se desenvolverá através de conferências, mesas redondas e de trabalho. A conferência inaugural abordará o tema “Estrutura de comunhão das Novas Formas de Vida Consagrada”. Enquanto que a mesa redonda será guiada pelas quatro comunidades de vida consagrada que foram reconhecidas por direito pontifício, que falarão sobre a gênese e a evolução das Novas Formas de Vida Consagrada. O encontro será encerrado por Dom José Rodríguez Carballo, O.F.M., Arcebispo Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

As Novas Formas de Vida Consagrada são sinal de complementariedade dos dons do Espírito Santo

O Papa São João Paulo II na Exortação Apostólica pós-sinodal ‘Vita Consecrata’ assinalava que as Novas Formas de Vida Consagrada, nascidas após o Concílio Vaticano II, “manifestam o atrativo constante que a entrega total ao Senhor, o ideal da comunidade apostólica e os carismas de fundação, continuam tendo também sobre a geração atual”, sendo ainda “sinal de complementariedade dos dons do Espírito Santo”.

Assinalava que estas novas formas “não suplantaram as precedentes”, quer dizer, mostram que “o Espírito da novidade não se contradiz”, já que “em tal multiforme variedade se pode conservar a unidade de fundo graças ao mesmo chamado de seguir na busca da caridade perfeita, a Jesus virgem, pobre e obediente. Este chamado, tal como se encontra em todas as formas já existentes, se pede do mesmo modo naquelas que se propõem como novas”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas