Gaudium news > Capelão escolar nos EUA adverte contra “jogo” que motiva invocação de espíritos

Capelão escolar nos EUA adverte contra “jogo” que motiva invocação de espíritos

Filadélfia – Estados Unidos (Quinta-feira, 28-05-2015, Gaudium Press) O que para os não crentes pode parecer um jogo inofensivo promovido ativamente nas redes sociais, motiva grandes preocupações para os católicos. Trata-se de uma tendência nas redes sociais chamada #CharlieCharlieChallenge (Desafio Charlie Charlie), que motiva a obter respostas a perguntas através de uma invocação de um espírito.

Capelão escolar nos EUA adverte contra ?jogo? que motiva invocação de espíritos.jpg

“Há um jogo perigoso circulando nas redes sociais que abertamente induz a jovens a invocar demônios”, advertiu em uma carta aberta o Padre Stephen McCarthy aos estudantes de duas escolas católicas da Arquidiocese da Filadélfia reproduzida pela National Catholic Register. “Quero recordar-lhes que não existe tal coisa como ‘jogar inocentemente com demônios'”.

A perigosa prática, que promove um método de adivinhação através de perguntas diretas a uma entidade demoníaca apelidado “Charlie”, que para os meios de comunicação é uma superstição inócua ou um jogo para aqueles que não se assustam facilmente. “O problema com abrir-se a atividade demoníaca é que abre-se uma janela de possibilidades que não se fecha com facilidade”, alertou o presbítero.

De fato, a mais popular história de ficção sobre exorcismo, “O Exorcista” de William Peter Blatty, indica a causa da possessão relatada em uma invocação através da chamada Tábua Ouija a um espírito que portava o supostamente inocente nome do Capitão Howdy. Esta descrição se aproxima da realidade de numerosos casos de possessão ou de pertubação demoníaca originados em práticas de bruxaria, adivinhação e invocação segundo reconhecidos exorcistas como o Padre Gabriele Amorth ou o Padre José Antonio Fortea.

O Catecismo da Igreja Católica adverte claramente em seu número 2116 sobre a maldade de qualquer prática como a promovida pelo pretendido desafio: “Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: o recurso a Satã ou aos demônios, a evocação dos mortos, e outras práticas que equivocadamente se supõem ‘revelam’ o porvir (cf Dt 18, 10; Jr 29, 8)”. Em seu lugar, “a atitude cristã justa consiste em entregar-se com confiança nas mãos de providência no que se refere ao futuro e em abandonar toda curiosidade doentia a respeito”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas