Gaudium news > Após a peregrinação mundial, relíquia do bastão de Santa Teresa percorre a Espanha

Após a peregrinação mundial, relíquia do bastão de Santa Teresa percorre a Espanha

Ávila – Espanha (Sexta-feira, 29-05-2015, Gaudium Press) Os 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus continuam sendo celebrados na Espanha. No último domingo, 24, teve início a peregrinação da relíquia do bastão da “Santa Andariega” por 50 localidades espanholas para completar um percurso de 6 mil quilômetros.

Após a peregrinação mundial, relíquia do bastão de Santa Teresa percorre a Espanha 1.jpg

A peregrinação, que leva por título “Caminho de Luz Espanha”, é a continuação da realizada por vários países onde a Ordem do Carmelo tem presença, precisamente para preparar a celebração do V Centenário da Santa e Mística espanhola. Na ocasião o Bastão percorreu 29 países e ‘caminhou’ 117 mil quilômetros, sendo sua passagem pelo Vaticano no último dia 11 de março um dos momentos mais significativos.

Partindo de Ávila com uma Missa de Envio, a peregrinação foi iniciada no Convento da Santa. Está previsto que o bastão de Teresa retorne à cidade no próximo dia 06 de julho. O percurso é uma iniciativa da Fundação V Centenário e, como ocorreu com a peregrinação mundial, vem sendo acompanhada por um frade carmelita e dois jornalistas multimídia.

O bastão estará “no coração de povos e cidades de toda Espanha, conventos, paróquias, colégios, onde milhares de pessoas a acompanharão em um programa pastoral que foi desenhando com a vista posta na apaixonante tarefa da ‘nova evangelização’ e, em particular, a atividade evangelizadora com os jovens”, segundo se sublinha em um comunicado emitido pela web oficial do V Centenário.

Após a peregrinação mundial, relíquia do bastão de Santa Teresa percorre a Espanha 2.jpg

Até o momento a relíquia do Bastão da doutora da Igreja visitou Talavera de la Reina, Don Benito, Badajoz, Talavera Real, Fuente de Cantos e Sevilla. Na quinta-feira, 28, chegou a Jaén, onde continuou seu percurso por Beas de Segura, Caravaca e Mazarrón-Cartagena. No próximo sábado, 30, chegará à cidade de Valência, de onde seguirá até outras localidades espanholas.

Em Valência a relíquia chegará no próximo sábado à Paróquia Santa Teresa de Jesus, onde será recebida por uma Após a peregrinação mundial, relíquia do bastão de Santa Teresa percorre a Espanha 3.jpgperegrinação de jovens organizada pelo Arcebispo de Valência e que caminharão da Basílica das Virgens dos Desamparados até o templo teresiano. Ali, às 19h, o Bispo Auxiliar da cidade, Dom Esteban Escudero, presidirá a Santa Missa. Para o dia seguinte, 31 de maio, o bastão estará no Mosteiro da Encarnação do Verbo Divino que é regido pela Ordem das Carmelitas da Antiga Observância. Neste lugar o Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares, presidirá às 19h uma Solene Eucaristia, da qual seguirá uma Vigília de Oração diante da relíquia da ‘Santa Andariega’. O percurso por por Valência terminará no dia 02 de junho.

Para o Padre Emilio José Martínez, Vigário Geral da Ordem do Carmelo, “‘Camino de luz’ é um momento de especial emoção para toda a Ordem do Carmelo Descalço. Esta viagem, que é físico e espiritual, começou sendo uma aventura, e superou nossas expectativas”.

Por sua vez para o Padre David Alarcón, Carmelita Descalço que acompanha a peregrinação, este percurso “é uma forma genuína de aproximar e atualizar a mensagem de Teresa de Jesus”, que segue hoje “convidando-nos a uma profunda renovação espiritual, a não deixar de caminhar e a sair aos caminhos para dar testemunho de Deus aos homens, de uma maneira sempre nova e criativa”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas