Gaudium news > Renovar o anúncio do Evangelho com sabedoria pastoral, recomenda Papa Francisco

Renovar o anúncio do Evangelho com sabedoria pastoral, recomenda Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29-05-2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco recebeu em Audiência, hoje, os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

Na ocasião o Santo Padre dirigiu-se aos participantes do encontro referindo-se ao tema tratado na Plenária: a relação entre evangelização e catequese.

Para Francisco, a mensagem de Cristo é sempre idêntica, mas a linguagem com a qual anunciar o Evangelho requer renovação, com sabedoria pastoral.

“Isto é o que os homens esperam hoje da Igreja: que se saiba caminhar com eles oferecendo a companhia do testemunho da fé, que nos torna solidários com todos, em especial com os mais sós e marginalizados.

Quantos pobres aguardam o Evangelho que liberta! Quantos homens e mulheres, nas periferias existenciais geradas pela sociedade consumista, aguardam a nossa proximidade e a nossa solidariedade!

O Evangelho é o anúncio do amor de Deus que, em Jesus Cristo, nos chama a participar da sua vida.

A nova evangelização, portanto, é isto: conscientizar-se do amor misericordioso do Pai para que nos tornemos, também nós, instrumentos de salvação para os nossos irmãos.”

Francisco destacou que a catequese é fundamental. E saber como estamos educando para a fé não é uma mera questão de retórica. É algo essencial. E a resposta, por vezes, requer coragem, criatividade e decisão para empreender caminhos às vezes ainda inexplorados:

“A catequese, como componente do processo de evangelização, precisa ir além da simples esfera escolar, para educar os fiéis, desde crianças, a encontrar Cristo, vivo e operante na sua Igreja. O desafio da nova evangelização e da catequese, portanto, se joga justamente neste aspecto fundamental: como encontrar Cristo, qual é o local mais coerente para encontrá-lo e segui-lo.”

O Papa expressou, ao final, seu apoio nesta tarefa tão necessária e “tão urgente para as comunidades”, confiando, então os membros do Pontifício Conselho ao auxílio e proteção de Nossa Senhora da Misericórdia. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas