Gaudium news > Arquidiocese de Montevidéu prepara solenidade de Corpus Christi sob o lema “A alegria de conhecer-te”

Arquidiocese de Montevidéu prepara solenidade de Corpus Christi sob o lema “A alegria de conhecer-te”

Montevidéu – Uruguai (Sexta-feira, 29-05-2015, Gaudium Press) No próximo domingo, 07 de junho, a Arquidiocese de Montevidéu, Uruguai, celebrará a solenidade de Corpus Christi. O evento se deArquidiocese de Montevidéu prepara solenidade de Corpus Christi sob o lema _A alegria de conhecer-te_ 1.jpgsenvolverá em torno de uma solene procissão com o Santíssimo Sacramento que será presidida pelo Arcebispo local, Cardeal Daniel Sturla, a partir das 15h.

Através de uma mensagem, dada a conhecer pela Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), o purpurado convidou aos fiéis para que participem da procissão que partirá desde a Igreja de Nossa Senhora do Carmo até a Catedral Metropolitana, e levará por lema “A alegria de conhecer-te”.

“Queridos irmãos: Renovando nosso amor a Jesus Cristo, presente no Pão da Vida, desejo convidá-los a expressar nossa Fé, de modo pessoal e comunitário, na Procissão de Corpus Christi, que realizaremos no próximo domingo, 07 de junho. Todos estamos especialmente convocados para manifestar o gozo de celebrar o dom da unidade ao redor de Jesus, e segui-lo como discípulos pelas ruas de nossa cidade”, escreve o purpurado na missiva.

Depois, conclui expressando sua proximidade e manifestando seus melhores desejos aos fiéis de Montevidéu: “Esperando poder vê-los e encontrar-me com vocês nesta data tão significativa em nossa tradição eclesial montevideana, aproveito a ocasião para desejar-lhes que o Espírito Santo derrame sobre suas famílias e comunidades, abundantes dons e frutos neste Pentecostes”.Arquidiocese de Montevidéu prepara solenidade de Corpus Christi sob o lema _A alegria de conhecer-te_ 2.jpg

A origem da festividade do Corpo e Sangue de Cristo se relaciona com um milagre eucarístico ocorrido na Itália em 1264. Os fatos sucederam diante dos olhos do Padre Pedro de Praga que há um certo tempo duvidava da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Naquela ocasião, o sacerdote se encontrava peregrinando a Roma e descansou uma noite em Bolsena, perto de Orvieto, já que a povoação é bastante próxima da Cidade Eterna. Ali, na Igreja de Santa Cristina, o sacerdote solicitou celebrar a Santa Eucaristia com a esperança de encontrar uma resposta às suas dúvidas.

Na manhã seguinte, quando o Padre de Praga consagrava o Pão e o Vinho, se fez palpável o grande mistério da transubstanciação do Corpo e Sangue de Cristo: de um momento para o outro e diante dele a Sagrada Hóstia se fez carne e começou a sangrar manchando o corporal.

Atônito pelo sucedido comunica aquele prodígio ao Papa Urbano IV, que por então se encontrava em Orvieto, e que de imediato pede que lhe mostrem a hóstia e o corporal para verificar o ocorrido. Ao ver o milagre, o próprio Pontífice cai de joelhos diante do corporal e depois o mostra à povoação para que fossem testemunhas do milagre Eucarístico.

Devido a esta manifestação sobrenatural, o Papa Urbano IV, por meio da Bula ‘Transiturus’, institui a Solenidade de Corpus Christi, que se comemora a cada ano na quinta-feira posterior à Solenidade da Santíssima Trindade, e em alguns países se celebra no domingo imediatamente posterior a quinta-feira do Corpo e Sangue de Cristo. Hoje o corporal é o principal tesouro espiritual que custodia a Catedral de Orvieto. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas