Gaudium news > Congresso em Roma falará sobre os pais de família como “testemunhas da beleza da vida”

Congresso em Roma falará sobre os pais de família como “testemunhas da beleza da vida”

Roma – Itália (Terça-feira, 02-06-2015, Gaudium Press) Sob o tema “Nós os pais testemunhas da beleza da vida”, e o lema “Transmitimos o que temos recebido”, no próximo dia 14 de junho começará na Cidade Eterna o Congresso anual da Diocese de Roma, que para este ano de 2015 girará em torno dos pais de família e sua importância como transmissores da Fé. Uma segunda fase do evento ocorrerá em setembro.

Congresso em Roma falará sobre os pais de família como testemunhas da beleza da vida.jpg

As jornadas serão inauguradas oficialmente pelo Papa Francisco durante um encontro que ocorrerá no dia 14 de junho às 18h na Praça de São Pedro no Vaticano. Na ocasião estarão presentes os pais de família que se inscreveram no Congresso.

O Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Santo Padre para a Diocese de Roma, anunciou há alguns meses a presença do Pontífice na abertura do encontro: “O Santo Padre Francisco aprovou nossa proposta de abrir o Congresso deste ano encontrando-nos com ele pessoalmente e os pais das crianças da Primeira Comunhão e dos confirmados, para dialogar com eles, junto com os sacerdotes e catequistas. É algo belo e importante para traçar novos caminhos de participação dos pais até seus filhos. Sem a cooperação da família os esforços generosos dos sacerdotes e dos catequistas são pouco frutíferos”.

Os trabalhos do Congresso começarão às 19h do dia 15 de junho na Basílica de São João de Latrão, onde se desenvolverão duas conferências; a primeira delas a cargo de Elisa Manna, responsável do Setor Cultural da Diocese romana, que falará sobre “Os pais e a transmissão da Fé em Roma”. Depois o diretor da Oficina Diocesana de Catequese, Dom Andrea Lonardo, aprofundará sobre “A responsabilidade dos pais, testemunhas da beleza da vida”.

A primeira fase do evento culminará no dia 16 de junho com os laboratórios pastorais que se desenvolverão a partir das 19h nas salas da Pontifícia Universidade Lateranense. “Os pais testemunhas do amor”, “A paróquia acolhe aos pais”, “A paróquia e as feridas familiares”, “A arte de acompanhar aos pais”, “O anúncio da Fé aos pais”, “Os pais, protagonistas da educação”, “Os pais e a festa do Domingo”, “Os pais e o crescimento afetivo dos filhos”, e “Os pais e a educação à caridade”, serão os temas que se tratarão durante os laboratórios.

A segunda fase do Congresso Diocesano ocorrerá no dia 14 de setembro com duas sessões, uma delas às 09h30 dirigida aos sacerdotes, a outra às 19h para os catequistas.

O tema do Congresso Diocesano 2015 vai em continuidade com o desenvolvido no ano passado que tratou sobre “Um povo que gera seus filhos. Comunidade e família nas grandes etapas da iniciação cristã”. Na ocasião, as jornadas foram igualmente inauguradas pelo Papa Francisco durante um encontro na Sala Paulo VI do Vaticano.

Temas como a catequese, o Sacramento da Confirmação, o diálogo com as famílias, a relação com o mundo da escola e outros ambientes de vida, e o trabalho com os pobres, foram abordados durante o encontro diocesano. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas