Gaudium news > Arquidiocese do Rio organiza-se para Congresso da Divina Misericórdia

Arquidiocese do Rio organiza-se para Congresso da Divina Misericórdia

Rio de Janeiro (Terça-feira, 02-06-2015, Gaudium Press) A Igreja Católica vem movendo esforços para realizar, nas Filipinas, o 4º Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia, por ocasião da proximidade do Ano Santo da Misericórdia, em 2016, proclamado recentemente pelo Papa Francisco.congesso_arquidiocesano_da_divina_misericrdia.jpg

Já no continente americano, ocorrerá entre 5 e 8 de maio de 2016, em Aparecida, São Paulo, o Congresso Continental da Misericórdia nas Américas (American Continental Congress on Mercy) (Accom).

Em vista disso, a Igreja no Brasil se prepara para o encontro realizando o “Pré-Congresso Continental da Misericórdia nas Américas”, de 5 a 7 de junho, também na cidade paulista.

E no Rio de Janeiro, neste ano, em âmbito arquidiocesano, as comunidades católicas Shalom, Canção Nova, Servos da Divina Misericórdia, entre outras, organizam juntas o 3º Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia, que ocorre entre 13 e 14 de junho, no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire.

De acordo com o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, esse deverá ser um congresso que marcará o Brasil no Ano Santo da Misericórdia.

Pré-Congresso Continental da Misericórdia nas Américas em 2015

Em junho deste ano, em Aparecida, o Pré-Congresso Continental da Misericórdia nas Américas, a ser presidido pelo Cardeal Arcebispo Dom Raymundo Damasceno Assis, abordará a temática “Aparecida e Misericórdia – Discípulos e missionários de Cristo Misericordioso”. O propósito será de reunir representantes de grupos católicos interessados em participar da organização do congresso continental.

O secretário-geral do Congresso Continental da Misericórdia nas Américas, Padre João Sopicki, explicou que um dos pontos principais do evento é de “manifestar o rosto misericordioso de Deus através da ação, do trabalho, com três focos: oração, divulgação e, principalmente, a prática. Será um momento de grande incentivo e motivação para todo mundo viver no clima da misericórdia”.

“Ninguém esperava que o Papa fosse proclamar o Ano da Misericórdia. Isso com certeza entrará na pauta do congresso: como colocar em prática essa missão que o Papa nos confia na Misericordiae Vultus”, comentou o sacerdote, embasando-se na encíclica publicada em abril, para nortear as ações do próximo ano.

Congresso arquidiocesano

Por sua vez, congresso arquidiocesano, a ocorrer no Santuário da Divina Misericórdia, com o tema “Confiança e esperança na Misericórdia” e lema “Alegrai-vos na esperança (Rom 12, 12)”, contará com uma missa presidida por Dom Orani, no dia 12 de junho, às 16h.

As palestras e testemunhos serão realizadas por membros das comunidades organizadoras.

“Tem muitas comunidades novas envolvidas, de forma que percebemos a possibilidade da construção de um ambiente favorável para fazer a experiência da espiritualidade e das obras de misericórdia”, disse Izaias. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas