Gaudium news > Bispo de Córdoba, Espanha, anima famílias a escolher aulas de Religião nas escolas

Bispo de Córdoba, Espanha, anima famílias a escolher aulas de Religião nas escolas

Córdoba – Espanha (Terça-feira, 02-06-2015, Gaudium Press) O Bispo de Córdoba, Espanha, Dom Demetrio Fernández, dedicou uma Carta convidando aos alunos e pais de família a selecionar a aula de Religião, optativa na Espanha, entre os conteúdos acadêmicos da escola, aproveitando o prazo aberto para tal fim. “A aula de Religião te ensina a ser melhor discípulo de Jesus, a conhecer tua história religiosa”, recordou o prelado, “a comprometer-te na vivência de uma autêntica vida cristã, a ser solidário com o amor de Cristo com todos os desfavorecidos da terra”.

Bispo de Córdoba, Espanha, anima famílias a escolher aulas de Religião nas escolas.jpg

“É assombrosa a alta porcentagem de pais e de alunos que solicitam a aula de religião na Diocese de Córdoba, tanto nos centros públicos como nos concertados”, expressou o Bispo. “É como um referendum”. Para Dom Fernández, esta decisão tomada livremente pelas famílias em cada ano escolar contrasta com os crescentes obstáculos que a educação religiosa deve superar devido as ações das autoridades, apesar de ser um direito plenamente protegido pelas normas do país. “Às vezes, poderíamos pensar que se tenta por todos os meios eliminar esta matéria, porque não se favorece, mas se obstaculiza o máximo possível”.

Defender o direito a viver a Fé

No entanto, os cidadãos manifestam com fatos sua preferência pela formação religiosa: “os pais seguem pedindo Religião Católica para seus filhos em uma altíssima porcentagem: mais de 90% no primário e mais de 70% no secundário”, destacou o prelado. “Ter aula de Religião Católica na escola não é nenhum privilégio dos católicos. É simplesmente o reconhecimento de um direito à liberdade religiosa, que inclui a liberdade de ensinamento, e assiste aos pais ao escolher o tipo de educação que querem para seus filhos”.

“Um Estado aconfessional não significa um Estado que ignora a Religião, e menos ainda um Estado que a persegue ou pretende eliminá-la”, afirmou o Bispo. “O Estado aconfessional não tem como oficial nenhuma religião, mas respeita todas dentro de uma legalidade de convivência, e inclusive contribui para sua sobrevivência. Na Espanha mais de 90% dos cidadãos se confessam católicos. A presença da Religião na escola não causa dano a ninguém, e beneficia a todos os que a escolhem”.

O Bispo também ressaltou a alegria com a qual é recebido nas visitas pastorais as instituições educativas e como a presença da Igreja, longe de ser uma imposição aos fiéis, é claramente solicitada e querida pela comunidade educativa. Como conclusão agradeceu aos mestres de Religião e animou aos pais e alunos a inscrever a matéria como testemunho de sua Fé.

“Jovens, opteis pela aula de Religião. Nela aprendereis muitas coisas de tua religião católica, que te ajudam a conhecer e a formar-se como católico”, expressou. “Defende teus direitos. Se vais sendo responsável, dá-te conta de que ser católico não é coisa de nome, mas de verdade”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas